Notícia no detalhe
Vacina BCG volta a ser ofertada para bebês nas maternidades
A Secretaria Municipal de Saúde voltou a oferecer este mês, a vacina BCG nas maternidades do município, para os recém-nascidos. A descentralização, que vinha sendo garantida desde 2013 pela Secretaria, foi interrompida desde o ano passado, porque o Ministério da Saúde estava atendendo os municípios com diversas vacinas de forma irregular, aquém da necessidade.
O município havia montado um plano de contingência, a fim de racionalizar a dispensação das vacinas na rede municipal de saúde e garantir que os casos mais urgentes fossem priorizados. O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, solicitou novo prazo para a regularização do fornecimento das vacinas, no mês passado, em reunião no Rio de Janeiro com o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
- Naquela reunião, o ministro da saúde me garantiu que a situação seria normalizada a partir deste mês de junho. E já voltamos a receber os estoques da vacina BCG de forma regular. No entanto, para reiniciar os trabalhos, apenas as maternidades do Hospital dos Plantadores de Cana e da Beneficência Portuguesa voltaram a vacinar, para não termos perdas de doses – disse.
Os bebês que nascerem nas outras maternidades particulares do município deverão continuar fazendo agendando no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente 2 (CRTCA 2). O CRTCA 1 passa a fazer a BCG mediante agendamento para prematuros, que só devem receber a vacina quando completarem 2000g.
Inicialmente, as duas maternidades aplicarão as doses em dias alternados. A medida contribui para aumentar a cobertura vacinal e diminuir o índice de mortalidade infantil. A vacina BCG protege contra as formas graves da tuberculose, como as ósseas, as miliares e as extrapulmonares, além da meningite tuberculosa.
Leia mais aqui:
Últimas Notícias adicionadas
- 25/05/2026 19:42:45 Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
- 25/05/2026 19:28:26 Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
- 25/05/2026 19:17:11 GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
- 25/05/2026 18:26:51 Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
- 25/05/2026 18:08:42 Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
2505 19h28Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
2505 19h17GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
2505 18h26Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
2505 18h08Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
2Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus
3Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
4Provas do concurso público da educação de Campos aplicadas neste domingo
5Inscrições online para processo seletivo da Assistência Social já estão abertas
6Concurso da Educação tem grande adesão e reforça confiança na rede pública





















