Notícia no detalhe
Campos tem parceria com Programa Farmácia Popular do Brasil
A cidade de Campos também tem parceria com o Programa Farmácia Popular do Brasil, do Ministério da Saúde. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município orientam os pacientes sobre o Programa, criado por meio do Decreto 5.090, de 20 de maio de 2004. A informação é da gerente do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) da Secretaria de Saúde, Bruna Araújo.
- Trata-se de uma política pública com o objetivo de ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais. O Programa destina-se ao atendimento igualitário de pessoas usuárias ou não dos serviços públicos de saúde – explicou Bruna.
Boa parte dos medicamentos ofertados pela Secretaria está disponível no Programa Farmácia Popular e pode ser adquirida em várias drogarias cadastradas pelo Ministério da Saúde, identificadas pelo adesivo “Aqui Tem Farmácia Popular”. Diversos medicamentos são disponibilizados de forma gratuita ou com descontos de até 90%, para o tratamento de doenças como asma, hipertensão, diabetes, dislipidemia, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, por exemplo.
- São remédios de graça, como cloridrato de metformina, glibenclamida, insulina humana, insulina regular, captopril, atenolol, cloridrato de propranolol, hidroclorotiazida, losartana potássica e maleato de enalapril. Outros têm desconto, como sinvastatina, alendronato de sódio, budesonida e maleato de timolol - disse.
As unidades do Programa atuam como prestadoras de serviços de saúde e dispensam medicamentos mediante apresentação de receituários médicos ou odontológicos, prescritos de acordo com a legislação vigente, considerando-se o nome genérico do medicamento e oriundos de serviços privados ou públicos de saúde.
Veja aqui a relação dos medicamentos:
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa