Notícia no detalhe
Prefeito determina ações para minimizar efeitos da seca
A Defesa Civil de Campos inicia nesta sexta-feira (20) uma operação com máquinas em caráter emergencial no leito do Rio Paraíba do Sul para levar água para os canais que secaram. Os trabalhos começam às 9h desta sexta-feira na cabeceira do Canal Coqueiros. A máquina vai desobstruir a entrada da comporta dentro do Paraíba do Sul. Para minimizar os prejuízos para os produtores rurais, por causa da falta de água, o Prefeito Nelson Nahim autorizou nesta quinta-feira (19) a Defesa Civil a executar todas as ações necessárias para levar água para os canais de irrigação, como o Coqueiros, Campos-Macaé, Cambaíba e outros, que estão secos devido ao nível baixo das águas do rio.
As intervenções serão feitas nas tomadas de água dos canais Coqueiros, Vigário, Jacaré (Granja), Campos-Macaé e do Parque Prazeres. A decisão do prefeito atende aos pedidos das entidades do setor rural, a exemplo do Sindicato Rural, que fez pedido de socorro para o setor, que sofre perdas pela falta de água para o gado e para a umidade mínima do solo, em função dos canais que secaram e alterou o nível do lençol freático. Os produtores estão apreensivos com a redução da produção agrícola e leiteira, e alguns correm risco de perda total da produção.
O secretário de Agricultura, Carlos Frederico Paes informa que a medida emergencial vai evitar que os produtores rurais da Baixada Campista tenham perdas na produção de alimentos, com olerícolas e leite, por causa da falta de água nos canais que secaram devido à estiagem que reduz significativamente o volume de água do Rio Paraíba do Sul e do lençol freático.
- O Prefeito Nelson Nahim quis ser informado de toda situação que afeta os produtores rurais por causa da falta de água nos canais. Informei para ele que temos equipe monitorando os canais permanentemente. Já enviamos ofício ao governo do estado, através do Inea informando sobre o quadro provocado pela estiagem que afetou gravemente o Rio Paraíba do Sul e os canais abastecidos por ele. No momento, o Inea cuida apenas da limpeza da vegetação do sub sistema do Canal São Bento. O órgão vai fazer batimetria (mdição que define a profundidade da lâmina d'água) para elaborar um projeto de dragagem dos canais e limpeza e das comportas somente no ano que vem. Diante disso, o prefeito não hesitou e determinou que eu adote todas as ações necessárias para evitar mais uma safra de perdas para o produtores rurais - enfatizou o secretário de Defesa Civil, Marco Soares.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/09/2025 11:57:16 Premiação do Partilha de Saberes celebrou práticas inovadoras na alfabetização
- 19/09/2025 11:06:19 Seminário Setembro Verde discute inclusão de pessoas com deficiência
- 19/09/2025 10:33:27 Cerca de cinco mil pessoas devem participar do desfile cívico de Guarus no domingo
- 19/09/2025 10:31:54 Teatro de Bolso recebe exibição de dois filmes campistas, nesta sexta-feira
- 19/09/2025 10:15:22 Iluminação Pública segue com instalações de LED na região da Penha
Premiação do Partilha de Saberes celebrou práticas inovadoras na alfabetização
1909 11h06Seminário Setembro Verde discute inclusão de pessoas com deficiência
1909 10h33Cerca de cinco mil pessoas devem participar do desfile cívico de Guarus no domingo
1909 10h31Teatro de Bolso recebe exibição de dois filmes campistas, nesta sexta-feira
1909 10h15Iluminação Pública segue com instalações de LED na região da Penha
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
3Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles