Notícia no detalhe
Prefeito determina ações para minimizar efeitos da seca
A Defesa Civil de Campos inicia nesta sexta-feira (20) uma operação com máquinas em caráter emergencial no leito do Rio Paraíba do Sul para levar água para os canais que secaram. Os trabalhos começam às 9h desta sexta-feira na cabeceira do Canal Coqueiros. A máquina vai desobstruir a entrada da comporta dentro do Paraíba do Sul. Para minimizar os prejuízos para os produtores rurais, por causa da falta de água, o Prefeito Nelson Nahim autorizou nesta quinta-feira (19) a Defesa Civil a executar todas as ações necessárias para levar água para os canais de irrigação, como o Coqueiros, Campos-Macaé, Cambaíba e outros, que estão secos devido ao nível baixo das águas do rio.
As intervenções serão feitas nas tomadas de água dos canais Coqueiros, Vigário, Jacaré (Granja), Campos-Macaé e do Parque Prazeres. A decisão do prefeito atende aos pedidos das entidades do setor rural, a exemplo do Sindicato Rural, que fez pedido de socorro para o setor, que sofre perdas pela falta de água para o gado e para a umidade mínima do solo, em função dos canais que secaram e alterou o nível do lençol freático. Os produtores estão apreensivos com a redução da produção agrícola e leiteira, e alguns correm risco de perda total da produção.
O secretário de Agricultura, Carlos Frederico Paes informa que a medida emergencial vai evitar que os produtores rurais da Baixada Campista tenham perdas na produção de alimentos, com olerícolas e leite, por causa da falta de água nos canais que secaram devido à estiagem que reduz significativamente o volume de água do Rio Paraíba do Sul e do lençol freático.
- O Prefeito Nelson Nahim quis ser informado de toda situação que afeta os produtores rurais por causa da falta de água nos canais. Informei para ele que temos equipe monitorando os canais permanentemente. Já enviamos ofício ao governo do estado, através do Inea informando sobre o quadro provocado pela estiagem que afetou gravemente o Rio Paraíba do Sul e os canais abastecidos por ele. No momento, o Inea cuida apenas da limpeza da vegetação do sub sistema do Canal São Bento. O órgão vai fazer batimetria (mdição que define a profundidade da lâmina d'água) para elaborar um projeto de dragagem dos canais e limpeza e das comportas somente no ano que vem. Diante disso, o prefeito não hesitou e determinou que eu adote todas as ações necessárias para evitar mais uma safra de perdas para o produtores rurais - enfatizou o secretário de Defesa Civil, Marco Soares.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa