Notícia no detalhe
Procon: revendas são obrigadas a informar pendências nos veículos
Já está em vigor a lei federal 13.111/2015, que obriga as concessionárias e revendas multimarcas a informar ao comprador se o veículo ofertado está regular ou se possui alguma pendência, como furto, multas e taxas anuais devidas, débitos de impostos, alienação fiduciária (que ocorre se há financiamento não quitado) e outros registros que limitem ou impeçam a circulação do carro ou da moto.
A superintendente do Procon-Campos, Rosangela Tavares, destaca a importância de mais esta vitória.
- Vários consumidores eram penalizados, pois adquiriam um produto, e, posteriormente, eram identificadas irregularidade no veículo e era necessária a instauração de um processo administrativo ou judicial para sanar o problema. Agora, com a edição desta nova lei, essa informação deve vir junto à conclusão da compra. Com certeza muitos problemas serão minimizados, mas, o consumidor deve continuar atento, pois os valores nessas transações são sempre elevados - ressalta Rosangela.
Estas regras se aplicam aos seminovos e usados, mas a norma estabelece para estes e também para os novos, que a loja precisa fornecer informação sobre o valor dos tributos sobre a comercialização do veículo.
A legislação beneficia principalmente o comprador de usados, que poderá ter mais certeza do que estará adquirindo. Apesar de já estar previsto no Código de Defesa do Consumidor, o direito à informação clara e precisa sobre o produto, com a sanção da nova lei, os consumidores estarão mais seguros.
Leia mais aqui:
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 18:28:30 Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
- 13/03/2026 17:53:18 Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
- 13/03/2026 15:35:48 Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
- 13/03/2026 15:01:57 Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
- 13/03/2026 12:38:31 Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
1303 17h53Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
1303 15h35Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
1303 15h01Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
1303 12h38Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















