Notícia no detalhe
Formação continuada do Pnaic 2015 é tema de reunião
A formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) para 2015 foi pauta do encontro entre representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e secretários de Educação de seis dos sete municípios que integram o Polo Campos. Também participaram os coordenadores locais de cada município e orientadores de estudo, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), nesta quinta-feira (28).
A UFRJ é a unidade responsável pelas formações do Pnaic no Estado do Rio, desenvolvendo cursos de formação continuada para os orientadores de estudos, que capacitam os professores de 1º ao 3º ano Fundamental na rede municipal de ensino. Segundo a coordenadora geral do Pacto no Rio, Elaine Constant, também professora adjunta da UFRJ, a formação deste ano se inicia em agosto até julho de 2016. No encontro, foi feita a proposta, também, de avaliar os trabalhos desenvolvidos em 2014.
- O desafio, este ano, é preparar os professores das séries iniciais para a interdisciplinaridade com todos os campos curriculares nas diretrizes da Educação Básica. Temos que avaliar como a avançar nesta lógica de interdisciplinaridade dentro do ciclo alfabetizador – 1º ao 3º ano.
O secretário de Educação de Campos, Frederico Tavares Rangel, recebeu os demais secretários municipais da região durante o encontro, que, segundo ele, representa a realidade das ações em conjunto já iniciadas pelo Pacto. “Aqui, temos a oportunidade de dividir as dúvidas e buscar conhecimentos, junto à equipe pedagógica da UFRJ”, completa.
Para a gerente de Projetos Especiais da Smece, professora Ana Lúcia Tavares, o Pnaic é um programa que tem uma função social e pedagógica muito importante, pois prepara e atualiza os alfabetizadores. “Inicialmente, em 2013, desenvolvemos a formação da Língua Portuguesa; em 2014, a Educação Matemática; agora, estamos com esta proposta de aliar os saberes sociais e geográficos, articulados com os conhecimentos já aplicados nos anos anteriores”, destaca.
A abertura do evento contou com a participação do Grupo Oficina de Textos Terra da Alegria (Gotta), com a apresentação da história Miltopéia, de Herbert de Souza, o Betinho. Além de Campos, participaram do evento os secretários municipais: Francisco Carlos Gomes (Quissamã); Hideraldo Sepúlvida (São Fidélis); Kátia Regina Santos Martins (São Francisco de Itabapoana); Leide Cristina da Silva Fernandes (São João da Barra); e a subsecretária de Cardoso Moreira, Cristina Gomes Nunes, representando o secretário Manoel Sardinha Neto.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/08/2025 08:53:52 Escolas municipais irão participar de Olimpíada Mirim de Matemática
- 22/08/2025 08:40:17 Inscrições para Concurso Partilha de Saberes e Boas Práticas prorrogadas até sexta
- 22/08/2025 08:29:11 Cobertura vacinal contra a dengue segue baixa
- 22/08/2025 08:24:41 Banda Balbúrdia Poética se apresenta nesta sexta-feira no Museu Histórico
- 21/08/2025 18:34:17 Reunião e visita técnica ao Cepop definem ajustes para desfile de 7 de Setembro
Escolas municipais irão participar de Olimpíada Mirim de Matemática
2208 08h40Inscrições para Concurso Partilha de Saberes e Boas Práticas prorrogadas até sexta
2208 08h29Cobertura vacinal contra a dengue segue baixa
2208 08h24Banda Balbúrdia Poética se apresenta nesta sexta-feira no Museu Histórico
2108 18h34Reunião e visita técnica ao Cepop definem ajustes para desfile de 7 de Setembro
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Prefeitura convoca mais 30 aprovados no concurso da Administração Direta
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia