Notícia no detalhe
Prefeitura faz parceria com Sebrae para triplicar produção de leite
Implementar novas práticas no manejo, no trato da sanidade animal e na alimentação do gado leiteiro para triplicar a produção de leite dos pequenos produtores rurais. Esse é o objetivo da parceria que a Secretaria Municipal de Agricultura vai implementar com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio e à Micro e Pequena Empresa) e com o Programa Mais Leite. O secretário de Agricultura de Campos, Eduardo Crespo, informa que serão realizadas reuniões itinerantes em seis regiões, de forma que os produtores rurais criadores de gado não precisem se deslocar até a cidade para se cadastrarem no Programa.
Para tratar de detalhes das ações que serão realizadas a favor dos pequenos criadores de gado leiteiro, Eduardo Crespo reuniu previamente essa semana técnicos do Sebrae, do Programa Mais Leite, da Secretaria de Agricultura e dirigentes de entidades do setor rural ligados à produção de leite. As ações para aumentar a produção vão constar de consultoria técnica e suporte de tecnologia, como a “Vaca Móvel” e o “Rufião”.
Eduardo destaca que está tudo acertado para incrementar mais apoio aos pequenos produtores de leite, com o objetivo de aumentar substancialmente a produção. Ele destaca que os custos vão ser subsidiados, cabendo aos produtores apenas 20% e ao Programa custear 80% dos custos, mais a estrutura e logística que ficará com ônus para a Prefeitura.
- Nossa meta é ousada e estaremos trabalhando para triplicar o volume de produção de leite, de forma a gerar mais renda para o produtor. Isso é importante, porque move a cadeia produtiva e quando se tem mais renda, aumenta também a geração de empregos. Teremos equipamentos e equipe técnica à disposição dos produtores. Teremos a “Vaca Móvel”, um veículo utilitário com laboratório, que analisará o leite, com resultados no local sobre qualidade do produto. Conforme o resultado, os técnicos orientam o produtor sobre o que fazer. Teremos também o “Rufião”, veículo dotado de ultrassom, que vai examinar no campo as vacas enxertadas ou preparadas para isso. Os exames vão dar diagnósticos precisos para orientação da nutrição do animal, conhecimento do sexo, previsão de nascimento e orientações, como por exemplo, se o produtor deverá plantar cana para inserir na alimentação dos animais. Termos o Rufião, que será feito de forma personalizada - finaliza o secretário Eduardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
- 06/05/2025 15:40:11 Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
0605 17h17Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
0605 15h40Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento