Notícia no detalhe
Motofogs reforçam combate à dengue e chikungunya
Seis motofogs e 10 novos carros fumacê reforçam o trabalho do município contra o mosquito Aaegypti, transmissor da dengue e da chikungunya. Elas são uma espécie de “moto fumacê”, úteis, principalmente em vielas e condomínios. Atualmente, estão atuando em Farol de São Tomé.
- As motofogs servem como ferramenta na aplicação de inseticidas, com sistema de controle de vetores instalado em uma moto. O trabalho é realizado das 6h às 9h, em locais em que os carros fumacê não conseguem chegar. Elas têm baixo custo e armazenam 25 litros de inseticida e óleo mineral em um reservatório – explicou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão.
Os 10 novos carros fumacê contam com tecnologia de ponta e com o melhor equipamento em utilização no mercado atualmente. São veículos do tipo ranger e camionetes S-10, cabine simples, cada um com nebulizador aerosol a frio veicular LECO 1800 E-OHV acoplado. Têm sistema inovador de lançamento de inseticida, com canhão, que possibilita a aspersão do veneno contra o mosquito por uma distância de até 35 metros de altura.
O diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), veterinário Cesar Salles, acrescenta que o produto é mantido em suspensão até por uma hora, aumentando a eficácia e a capacidade do bloqueio do vetor. “Os veículos rodam das 5h às 10h e das 19h às 22h, diariamente. Este horário é definido pelo Ministério da Saúde, pois, após o encerramento do horário comercial, na maioria das vezes, as pessoas já estão em casa e o fluxo de pessoas nas ruas, teoricamente, diminui”, disse o diretor.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/03/2026 18:11:52 Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
- 12/03/2026 16:53:46 Segunda etapa do Parque Ecológico inaugurada dia 15 durante o Domingo em Família
- 12/03/2026 16:45:35 Morar com Saúde realiza sua 22ª edição neste sábado no Parque Aldeia II
- 12/03/2026 15:56:37 Comando de Saúde nas Rodovias: 140 atendimentos prestados em ação na BR-101
- 12/03/2026 15:13:19 Saúde inicia imunização de profissionais da área contra a dengue
Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
1203 16h45Morar com Saúde realiza sua 22ª edição neste sábado no Parque Aldeia II
1203 15h56Comando de Saúde nas Rodovias: 140 atendimentos prestados em ação na BR-101
1203 16h53Segunda etapa do Parque Ecológico inaugurada dia 15 durante o Domingo em Família
1203 15h13Saúde inicia imunização de profissionais da área contra a dengue
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















