Notícia no detalhe
Radioterapia do Álvaro Alvim mais perto de se tornar realidade
A Secretaria Municipal de Saúde vai enviar nos próximos dias, os documentos do Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) para a Secretaria Estadual de Saúde, a fim de efetuar o credenciamento do serviço de radioterapia na unidade hospitalar. O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, também já pediu a inclusão do assunto na pauta da próxima reunião da Comissão Intergestores Regional Norte (CIR), que será realizada no dia 27 de abril, no Rio de Janeiro.
Ele explicou que essas medidas se tornaram possíveis após a liberação do serviço pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O principal equipamento do novo setor, o Centro de Radioterapia, chamado de acelerador linear, foi adquirido por meio de emenda orçamentária parlamentar do então deputado federal Anthony Garotinho (PR), atual secretário municipal de Governo, cujo investimento está orçado em R$ 2,5 milhões.
- Trata-se de mais um serviço de alta complexidade. Nenhum paciente com câncer, que necessite de tratamento radioterápico terá que sair de Campos para ter sua demanda atendida. Com isso, serão dois entes credenciados neste serviço especializado, para atender, principalmente, pessoas com câncer de colo de útero e de próstata: o Álvaro Alvim e o Hospital Doutor Beda – afirmou Doutor Chicão.
Campos é o único município do interior do estado com 3 Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons). Além disso, o vice-prefeito conseguiu pactuar a autorização do serviço de braquiterapia para 20 pacientes de Campos e da região Norte Fluminense no Hospital Doutor Beda, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Braquiterapia - Antes, a braquiterapia era feita no Instituto Nacional do Câncer, conforme credenciamento do Ministério da Saúde. “A medida está garantindo mais dignidade e alívio aos usuários, pois estão tendo o atendimento e o tratamento plenos em Campos, sem precisar viajar. Embora a Secretaria Municipal de Saúde pagasse todo o deslocamento ao Rio, por meio do Tratamento Fora Domicílio (TFD), é mais favorável que o tratamento aconteça aqui", disse.
A braquiterapia é um tipo de radioterapia para pacientes com câncer de colo de útero e de próstata, por exemplo. É uma técnica moderna e eficaz, em que uma fonte de radiação é alocada dentro ou junto à área que necessita de tratamento, sendo possível atingir um grau muito maior de precisão, pois a radiação afeta diretamente o local do tumor cancerígeno, reduzindo a exposição de tecidos saudáveis aos raios-x. Outra vantagem é a redução do ciclo de tratamento.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa