Notícia no detalhe
Dia Mundial da Conscientização do Autismo lembrado em Campos
Dois de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e, em Campos, a data foi marcada por pais e mães de crianças diagnosticadas com um piquenique na Praça do Flamboyant. O grupo participou de várias atividades durante a semana, que começou no domingo com atividades no Jardim São Benedito no 1º piquenique inclusivo. Entre as atividades, estavam roda de capoeira, pintura e contação de histórias.
Segundo a psicopedagoga Adriana Rangel, mãe de Arthur, 3 anos e 5 meses, foi criada uma página no facebook “família azul autismo campos RJ” e o grupo vem se fortalecendo para garantir assistência a todos. “O decreto 8.368 do dia 02 de dezembro regulamenta a Lei 12.764, que institui a política nacional de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O problema é que a lei ainda não é muito clara e, com isso, dificulta na hora de conseguir serviços, principalmente, na rede particular”, informa Adriana.
Ela explica que, muitas vezes, ainda há dificuldade no diagnóstico. Números extra-oficiais apontam que são cerca de 3.500 pessoas com autismo em Campos. Sem contar com os que não foram diagnosticados ainda e aqueles que famílias e escolas não descobriram porque a criança ainda não sinalizou.
O grupo também participou de uma palestra oferecida pelo Rotary em parceria com a Faculdade de Medicina de Campos, com a participação de pais de crianças com autismo e estudantes de medicina. “Foi uma semana muito produtiva, quando pudemos nos unir mais, divulgar nossas necessidades quanto ao atendimento às nossas crianças e, ainda, nos informarmos mais”, disse a psicopedagoga.
Estrutura oferecida em Campos – A Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais (Apape) conta com o Centro de Referência do Autismo. A entidade é co-financiada pela prefeitura, através da Secretaria da Família e Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde. A Apape oferece acompanhamento em múltiplas deficiências (intelectual, mental, física e sensorial), como encefalopatia, Síndromes de Down, de west, de asperger, de tourette, entre outras.
Campos também possui um Centro de Genética, que funciona no CRTCA 2, perto do Parque Alzira Vargas, onde está sendo construída a Cidade da Criança, e atende crianças de vários municípios. O município também conta com mais de 40 salas de recursos em escolas da rede municipal
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa