Notícia no detalhe
Aula inaugural para implantação da Internet gratuita
A prefeitura, através da Secretaria de Educação (SMEC), realizou na tarde desta sexta-feira (13) a aula inaugural para implantar na rede o Sistema Operacional Linux. A diretora do departamento de inclusão digital da secretaria, Ana Clara Chagas, informou que, por determinação do Ministério da Educação (MEC), as escolas públicas do país deverão utilizar o Linux Educativo no lugar do Windows porque o Linux é um software livre (gratuito).
Segundo Ana Clara, a rede possui 100 escolas, grande parte da zona rural, com laboratórios de informática e estão em fase de instalações em mais 30 escolas. Ela ressaltou que, em setembro, será inaugurado o Núcleo de Tecnologia Educacional do Município e todos os profissionais de informática serão capacitados para utilizarem nas escolas o Sistema Operacional Linux Educativo no lugar do Windows.
― O pontapé inicial para utilização o linux nas escolas já foi dado hoje (sexta-feira, 13) com a aula inaugural no Centro Educacional 29 de Maio ― , informou a diretora do departameno de Inclusão Digital, acrescentando que foram instalados nesta escola mais 30 computadores.
O Centro Educacional 29 de Maio possui 1.116 alunos que estudam da 1º ao 9º ano do ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A diretora da unidade, Elisabeth Pinto, informou que o acréscimo de 10 para 40 computadores e a capacitação dos profissionais trarão inúmeros benefícios para os alunos. “Quando os alunos aprendem informática e tem acesso à internet os horizontes deles se abrem porque conseguem ter uma vivência além do seu bairro”.
A professora de informática, Angélica Moura Velasco, também, aprovou a capacitação e chegada de novos computadores. “As turmas são numerosas e, com mais computadores, ficará muito mais fácil ensinar informática e desenvolver pesquisas com as turmas. Os alunos estão animados”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 19:27:15 Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
- 15/05/2025 18:49:17 Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
- 15/05/2025 18:38:46 Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
- 15/05/2025 18:29:54 Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
1505 18h49Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
1505 18h38Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
1505 18h29Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
1505 16h36Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso