Notícia no detalhe
FMIJ completa 25 anos de existência nesta quinta-feira
A Fundação Municipal da Infância e da Juventude comemora 25 anos de existência nesta quinta-feira (19) e a programação em homenagem ao trabalho desenvolvido em Campos pela instituição começa às 8h30, na sede da FMIJ, com a solenidade cívica de hasteamento das Bandeiras Nacional, do Estado do Rio de Janeiro e do Município. Após a solenidade cívica, haverá um culto ecumênico.
A FMIJ convidou autoridades civis e militares para a solenidade, entre elas, representantes do 56º Batalhão de Infantaria (BI) do Exército Brasileiro e do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), da Câmara de Vereadores, Ministério e Defensoria Pública e Varas de Justiça, além de instituições e entidades conveniadas. À tarde, a festa será para as crianças e adolescentes da comunidade da Lapa e bairros próximos, que participam dos projetos da Fundação.
Conforme o presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem, atualmente, cerca de 2 mil crianças, adolescentes e jovens, com idades de zero a 29 anos, são assistidos diretamente pela Fundação da Infância e da Juventude.
- A antiga Fundação do Menor já era percursora nas políticas de proteção às crianças e adolescentes e, hoje, com o Estatuto da Juventude, também dos jovens. Quando nem existia creche, foi criada em Campos o primeiro acolhimento, o Projeto Lara, um orfanato para crianças órfãs e que agora atende também crianças que sofreram violações de direitos. Como a Fundação criou uma série de medidas protetivas para a infância e adolescência, se tornou o melhor espaço para o desenvolvimento de políticas para a juventude – diz o presidente.
Thiago explica que, pelo Estatuto da Juventude, a Fundação pensa em políticas para o jovem-adolescente (15 a 18 anos), para o jovem-jovem (18 a 24 anos) e para o jovem-adulto (25 a 29 anos). “E a qualificação é a principal demanda da juventude. Dentro dessa proposta de qualificação profissional e estímulo ao empreendedorismo, temos, por exemplo, 234 alunos de 14 a 17 anos em cursos diversos do programa Qualifica Jovem, e outros 697 alunos de 16 a 29 anos em cursos profissionalizamos, como AutoCad, Logística, Estética, na Casa da Juventude”, explica o presidente da FMIJ.
- Lucas Ribeiro Alves, 25 anos, do Parque Guarus, é técnico em mecânica e aluno do curso de AutoCad da Casa da Juventude. “Quero abrir novos horizontes e aumentar minhas chances no mercado de trabalho e também usar o aprendizado do AutoCad na Mecânica – disse o jovem sobre o curso onde aprenderá a desenvolver projetos técnicos em 2D e 3D e que hoje é requerido em áreas diversas, como engenharia, arquitetura e design de interiores, entre outras.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















