Notícia no detalhe
Dragagem no Canal do Vigário para tentar salvar Lagoa do Campelo
Por: Jualmir Delfino -
Foto: César Ferreira - 14/03/2015 - 10:12:08
Devido à seca mais severa dos últimos 94 anos, na região, diversas lagoas estão prejudicadas, no município. Para tentar salvar a Lagoa do Campelo, uma das maiores do estado do Rio, e que é meio de sobrevivência de uma comunidade de pescadores, a Prefeitura de Campos iniciou a dragagem do Canal do Vigário, com retificação do seu leito, que se encontra tomado de vegetação e assoreado em diversos trechos.
Segundo o secretário de Agricultura de Campos, Eduardo Crespo, caso o Inea tivesse providenciado a manutenção do canal de forma adequada, a lâmina d’água da lagoa não teria descido à lama. Ele destaca que a dragagem, que remove a pesada vegetação e os sedimentos do fundo do canal, tem por objetivo tentar aduzir água do Rio Paraíba do Sul para a Lagoa do Campelo.
- Devido às chuvas que caíram na região do Vale do Paraíba do Sul, em São Paulo, e nas cabeceiras do Rio Muriaé, na Zona da Mata Mineira, o Rio Paraíba teve uma sensível elevação na sua cota e, desta forma, vamos aproveitar este momento para fazer a tentativa de levar água para a Lagoa do Campelo, na tentativa de salvá-la – disse Eduardo.
Ele ressalta que a Lagoa de Campelo é importante não somente para a comunidade de pescadores, que tira dela seu sustento, mas também, porque faz a regulação do lençol freático, numa grande região entre Campos e São Francisco de Itabapoana, onde são desenvolvidas as atividades da agricultura e da pecuária.
Últimas Notícias adicionadas
1
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado