Notícia no detalhe
Esculturas a Patrocínio voltarão para o Palácio da Cultura
A representação da Abolição da Escravatura em forma de estátuas, uma obra do famoso escultor Joás Pereira dos Passos, o mesmo que esculpiu a estátua de Noel Rosa, no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, voltará para o Palácio da Cultura, de onde fora retirado, em 2007, no governo do ex-Prefeito Alexandre Mocaiber. Ela ficará ao lado do Panteão dos Heróis, compondo a paisagem urbana daquela área da Avenida Pelinca.
A informação é do presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Coppam), Orávio de Campos Soares, que esteve, na semana passada, no canteiro de obras das reformas do Palácio, estudando a novo local das estátuas, uma vez que onde se encontravam - à entrada do patrimônio público - voltará a compor o espelho d’água do lago integrante do belo paisagismo de Burle Marx.
Homenagem justa – A arte é uma justa homenagem ao maior dos abolicionistas brasileiros – José do Patrocínio (1853-1905) -, que, nascido em Campos, filho do Vigário João Carlos, conseguiu, pelo seu talento, ser sucesso na imprensa e no meio intelectual do II Império, constituindo-se, sem dúvida, numa das maiores expressões políticas de seu tempo, muito lutando pela libertação dos escravos.
O conjunto foi instalado em 2003, por sugestão dos poetas Antonio Roberto Fernandes e Vilmar Ferreira Rangel e do escritor Jorge Renato Pereira Pinto, da Academia Campista de Letras, junto à rampa de acessibilidade do Palácio (obra do arquiteto Francisco Leal, atualmente passando por uma reforma) e levada para a Praça Fatia de Queijo, onde se encontra próximo do canhão da Revolução de 30.
Para o professor Orávio de Campos Soares, o retorno da obra de arte vai ocorrer assim que for possível o traslado e será entregue à comunidade juntamente com as novas obras do Palácio da Cultura. “O novo espaço foi aprovado, também, pelo Conselho Municipal de Cultura e faz parte do rol de reivindicações produzido pela IV Conferência Municipal, realizada em setembro do ano passado”, afirmou.
No Panteão encontram-se os restos mortais de José do Patrocínio, sua mulher Maria Henriqueta Sena e do ex-Prefeito João Barcelos Martins, considerado uma das vítimas da chamada Revolução de 1964. “Penso e também os conselheiros, que o lugar escolhido vai compor o conjunto que faz homenagens aos heróis da história do município”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 18:28:30 Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
- 13/03/2026 17:53:18 Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
- 13/03/2026 15:35:48 Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
- 13/03/2026 15:01:57 Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
- 13/03/2026 12:38:31 Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
1303 17h53Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
1303 15h35Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
1303 15h01Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
1303 12h38Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















