Notícia no detalhe
FMIJ: jovem se qualifica e começa a montar o próprio salão de beleza
A Casa da Juventude, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), qualificou para o mercado de trabalho e o empreendedorismo, 220 jovens de 16 a 29 anos de idade, no final do ano passado. Este mês, o programa está com inscrições abertas para 470 vagas para os cursos de Informática (100), AutoCAD (100), Logística (75), Auxiliar de RH (75), Estética (60) e Montagem e manutenção de microcomputadores (60).
Quem se qualificou como Marcilane Motta dos Santos Crespo, 22 anos, indica e atesta a qualidade dos cursos. Ela já atua na área de Estética e está abrindo seu próprio salão.
- Fiz o curso de estética e a cada etapa, nos qualificamos para um serviço, como limpeza de pele, máscaras de beleza, carboxiterapia, massagem modeladora, drenagem linfática e massagem para pós-operatórios. Os professores são excelentes e também fazíamos estágios nos salões e clínicas de estética. Ainda no curso, aprovada em uma etapa, eu passava a trabalhar, atendendo em domicílio. Agora estou montando, em sociedade com minha irmã, um salão em casa – conta Marcilane, que é casada com o estoquista Carlos Henrique, tem uma filha (Maria Fernanda, de 2 anos) e está grávida.
A jovem diz que trabalhou como vendedora até o nascimento da primeira filha. “Aí passei a ser dona de casa. Quando soube do curso, logo me interessei e soube aproveitar bem o que aprendi. Com o dinheiro do meu trabalho, estou ajudando na ampliação da minha casa e comprei os equipamentos de que vou precisar, como macas, espátulas e produtos. Minha irmã está ajudando com o capital e vai cuidar da agenda e administração do negócio, enquanto fico com a parte da estética. Minha clientela eu já formei também”, diz, animada, Marcilane.
O presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Thiago Ferrugem, informa que as inscrições foram prorrogadas, em função do ponto facultativo nas repartições públicas e do feriado do Carnaval. “O programa desenvolvido na Casa da Juventude é muito importante, porque incentiva o empreendedorismo, a prestação de serviços, quando sabemos que o país inteiro vive uma crise. Com a qualificação que os jovens recebem, eles ficam preparados para o mercado de trabalho, inclusive recebendo orientação sobre entrevista, mas podem eles mesmos prestar serviços, montar seus negócios e serem empreendedores”, conclui.
Últimas Notícias adicionadas
- 04/11/2025 17:08:54 Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
- 04/11/2025 16:44:36 Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
- 04/11/2025 15:44:13 Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
- 04/11/2025 15:07:55 Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
- 04/11/2025 13:07:42 Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
0411 16h44Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
0411 15h44Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
0411 15h07Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
0411 13h07Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















