Notícia no detalhe
Mais de 145 mil pneus recolhidos no EcoPonto em dois anos
Cento e quarenta e cinco mil, duzentos e trinta e dois pneus inservíveis foram recolhidos de terrenos baldios e locais impróprios, no período 2012, quando começou a funcionar o EcoPonto, a 2014 e destinados à recicladora. Somente em 2014, foram 67.566 pneus inservíveis recolhidos. Através do EcoPonto, todo este material possui destinação correta e não fica exposto nas vias públicas, como acontecia anteriormente.
Através de parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Limpeza Pública, Praças e Jardins, os pneus são acumulados no EcoPonto da Secretaria de Meio Ambiente, de onde toda semana são levados em carretas para uma recicladora no Rio de Janeiro.
O Ecoponto funciona de segunda a sexta-feira, recebendo pneus em horário comercial, num dos galpões da antiga Ceasa, no bairro Jardim Ceasa, junto da BR-101, próximo ao Aeroporto Bartolomeu Lisandro. Segundo o secretário de Limpeza Pública, Praças e Jardins, Carlos Morales, é fundamental que todos tenham consciência ambiental e descartem os pneus no local adequado.
Para este ano, o objetivo é ampliar o serviço de coleta. “Além de ampliar o serviço de coleta nas pequenas borracharias, cujos proprietários não têm veículo próprio para levar os pneus até o galpão do EcoPonto, na antiga Ceasa, estaremos intensificando o trabalho de conscientização das pessoas, principalmente, os donos de borracharias, nos bairros, distritos e localidades, de forma a acabar de vez com o descarte de pneus em locais inadequados, como em terrenos, canais, córregos e lagoas, reduzindo assim, os criadouros de mosquitos da dengue, e minimizando o impacto negativo ao meio ambiente, tendo em vista que um pneu leva mais de 100 anos para se desintegrar na natureza”, destacou Morales.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/03/2026 18:07:34 Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
- 11/03/2026 17:20:52 Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
- 11/03/2026 16:55:52 Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
- 11/03/2026 15:53:48 Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
- 11/03/2026 14:37:30 Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
1103 17h20Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
1103 16h55Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
1103 15h53Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
1103 14h37Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
5Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
6Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro




















