Notícia no detalhe
Comdim realiza ato pelos 83 anos voto feminino dia 18
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) vai realizar no próximo dia 18, um ato pelos 83 anos da conquista do voto feminino, comemorado no dia 24 de fevereiro. O ato está marcado para as 10h, no Boulevard Francisco de Paula Carneiro (Calçadão), no Centro da cidade.
— Nosso objetivo não é somente lembrar esta conquista importante das mulheres, mas também realizar um repúdio aos abusos cometidos contra o sexo feminino. Todos estão convidados a participar — informou a secretária executiva do Comdim, Margarida Estela Mendes do Nascimento.
O Código Eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, assegurou o voto feminino no Brasil, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto. Somente as mulheres casadas e as viúvas e solteiras que tivessem renda própria tinham o direito de votar.
Em 1934, as restrições femininas foram eliminadas do Código Eleitoral, embora a obrigatoriedade do voto fosse um dever masculino. No ano de 1946, uma nova alteração no código tornou obrigatória a votação pelas mulheres.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















