Notícia no detalhe
Patrulha Rural: apoio a produtores da Baixada e Santa Maria
A Prefeitura de Campos segue dando apoio aos produtores do município com retroescavadeiras do Programa Patrulha Rural. Desde a última quinta-feira (29), a Secretaria de Agricultura iniciou os trabalhos de limpeza e recuperação de bebedouros para gado na Baixada Campista e no distrito de Santa Maria de Campos.
- A secretaria de Agricultura de Campos tem nos dado toda assistência e ajuda, mas mesmo assim, a nossa situação é desesperadora. Nossos bebedouros estão secos e o solo rachado. Mesmo com o trabalho da máquina e dos técnicos da secretaria, só muita chuva para salvar o pouco que resta - disse Lenilson Ribeiro da Silva, 50 anos, produtor de leite da localidade de Olaria, em Santa Maria de Campos.
Animais com baixo peso e baixa produção nas lavouras. Estes são alguns dos problemas de quem vive do campo e está sofrendo com a seca desde 2014 e início de 2015. “Estamos fazendo o que é possível, mas se não chover a situação vai continuar cada vez mais complicada. Precisamos de chuva”, reforça o Secretário de Agricultura de Campos, Eduardo Crespo.
Apoio para salvar gado - Com a falta de chuva, o pasto resseca e o gado precisa de outra fonte de alimentação para não morrer durante a seca. Em 2014 o Programa Patrulha Rural, disponibilizou máquinas e caminhões para dar apoio à alimentação animal, realizando serviços emergenciais de tritura e transporte de cana para alimentação do gado. Limpeza de 150 quilômetros de canais só em 2014 - A Prefeitura de
Campos, através da Secretaria de Agricultura vem trabalhando para não permitir que os pequenos produtores rurais, em especial os assentados e agricultores familiares sofram mais perdas de produção com falta d’água para irrigação. Só no ano de 2014, foi realizada a limpeza de mais 150 quilômetros dos canais secundários da região, com o objetivo de permitir a drenagem de água, tanto para a Baixada Campista, quanto para a Região Norte, de morros, onde estão 80% dos problemas provocados pela estiagem, especialmente na área rural.
Entre os canais estão Alphafavile, Boa Vista, Cacomanga, Cajueiro, Cambaíba, Cataia, Caxexa, Colomins, Colônia, Coqueiro, Canal das Flechas, Cerco, Espinho, Pensamento, Rodrigues, Esplanada, Genipapo, Goiaba, Juvenal, Lagoa de Cima, Ligação, Maravilha, Parque Aurora, Poço da Banana, Ponta da Lama, Restinga, Rio da Prata Novo, Rio da Prata Velho, Santo Amaro, São Bento, Saquarema, Vianna, Zamba, Valão do Esplanada, Cipó e Canal do Valado.
- É obrigação do governo do Estado, realizar a limpeza e a manutenção dos canais. Mas há anos, o Estado não realiza os trabalhos nos canais do município – ressalta o secretário de Agricultura de Campos, Eduardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
- 06/05/2025 15:40:11 Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
0605 17h17Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
0605 15h40Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento