Notícia no detalhe
Mais de 17 mil atendimentos nos Postos de Identificação Civil da Prefeitura em 2014
A estudante Talita Ribeiro Gomes, 17 anos, e a dona de casa Rosemeri da Silva Leonardo Dias, 39 anos, foram atendidas, nesta segunda-feira (19), no posto da Gerência de Identificação Civil (GIC) que funciona na Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (SMFAS). O posto, um dos quatro criados pela Prefeitura, através de termo de cooperação com o Detran/RJ, regista, em média, 60 atendimentos por dia. No ano passado, 17.712 pessoas recorrem aos postos do Serviço de Identificação Civil (SIC) da prefeitura, para a emissão e a renovação da carteira de identidade.
No SIC da SMFAS, no Jardim Carioca, Talita foi tirar a primeira via da identidade e Rosemeri atualizou seus dados, renovando o documento, com a retirada da segunda via. As duas elogiaram a prestação do serviço.
- Não tinha urgência para tirar a identidade, mas quero já estar com toda a documentação para, completando 18 anos, poder fazer concurso público. Vim por indicação da minha mãe e foi tudo bem rápido - disse a estudante. “Os funcionários são muito atenciosos e o atendimento é facilitado rapidinho”, completou a dona de casa.
Pelo convênio com o Detran, a Secretaria da Família e Assistência Social, que administrava dois postos de Identificação Civil - o de Guarus, na sede da secretaria, e o de Goitacazes, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) – no segundo semestre, criou mais dois. “Um em Farol de São Tomé e outro em Morro do Coco, este último tendo sido transferido para Travessão, para que as duas novas unidades pudessem atender moradores de localidades mais distantes e cobrissem um déficit de cerca de 20% de documentação, apontado pelo IBGE”, informa o secretário Geraldo Venâncio.
A gerente municipal de Identificação Civil, Iara Alexandrino, diz que todos os postos do GIC são informatizados. Ela destaca que o serviço inclui o Atendimento Domiciliar de Identificação Civil (Adic).
- Somente ano passado, realizamos 233 atendimentos domiciliares, levando o serviço a pessoas acamadas e também hospitalizadas, com urgência para a obtenção da carteira de identidade. Em ações sociais, outros 813 atendimentos foram realizados - ressalta a gerente.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
- 13/05/2025 17:15:12 Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
- 13/05/2025 16:40:18 IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
- 13/05/2025 15:07:10 Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
- 13/05/2025 14:44:57 Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
1305 17h21Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
1305 16h40IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
1305 15h07Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
1305 14h44Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado