Notícia no detalhe
Cavalhada de Santo Amaro encena luta que termina em abraço
A tradicional Cavalhada de Santo Amaro foi prestigiada nesta quinta-feira (15) por grande público, realizada no distrito do mesmo nome, durante a festa do padroeiro da Baixada Campista. A tradição que atravessa gerações de cavaleiros na encenação da batalha travada entre mouros e cristãos e que termina num encontro de 12 guerreiros de cada lado, num abraço, sob as bênçãos do santo, foi especial para o capitão dos cristãos, Miguel Henrique de Carvalho, 60 anos.
Após participar 46 anos da Cavalhada, “seu” Miguel passou este ano a lança e a patente de capitão dos mouros para o filho, Wellington Luiz Pereira de Carvalho, 34 anos. Indagado sobre o que sentia no momento que passava o posto, “seu” Miguelzinho, como é carinhosamente chamado pelos cavaleiros e pelo público local, falou com emoção sobre o momento.
- A emoção é muito grande. A gente que faz a cavalhada, gosta muito dessa tradição. Passa de pai e de tios para filhos e sobrinhos. Mas saio muito satisfeito, porque está entrando no meu lugar o meu filho, que desde garoto passou a gostar da cavalhada e sei que será um bom capitão da Cavalhada de Santo Amaro - declarou “seu” Miguelzinho, sem se separar do seu cavalo.
Para Wellington, que a partir de agora tem grande responsabilidade em representar o pai e justificar o título de capitão na sucessão tradicional de família, “participar da Cavalhada é um sentimento forte, misturado com alegria”. Ele acrescentou: “É muito bom participar da Cavalhada, mas entrar no lugar do pai é uma coisa muito melhor ainda, porque dá orgulho”, destacou Wellington Luiz.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/01/2026 13:16:48 UBS Pet completa dois anos com mais de 31 mil atendimentos
- 07/01/2026 11:28:21 Primeiro Social + Perto de 2026 será na praia do Farol no dia 13 de janeiro
- 07/01/2026 09:19:39 Codemca leva projeto que faz sucesso no Jardim São Benedito ao Lagamar
- 06/01/2026 18:49:00 Seis motocicletas 0 km reforçarão patrulhamento da Guarda Civil Municipal
- 06/01/2026 18:02:12 Prefeitura inicia programação de palestras para orientação de condutores de VTA
UBS Pet completa dois anos com mais de 31 mil atendimentos
0701 11h28Primeiro Social + Perto de 2026 será na praia do Farol no dia 13 de janeiro
0701 09h19Codemca leva projeto que faz sucesso no Jardim São Benedito ao Lagamar
0601 18h49Seis motocicletas 0 km reforçarão patrulhamento da Guarda Civil Municipal
0601 15h23IMTT notifica proprietários para retirada de veículos antes de leilão
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
3Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
4Concurso contempla profissionais formados em Licenciatura em Educação do Campo
5Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano
6Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral




















