Notícia no detalhe
Cavalhada de Santo Amaro encena luta que termina em abraço
A tradicional Cavalhada de Santo Amaro foi prestigiada nesta quinta-feira (15) por grande público, realizada no distrito do mesmo nome, durante a festa do padroeiro da Baixada Campista. A tradição que atravessa gerações de cavaleiros na encenação da batalha travada entre mouros e cristãos e que termina num encontro de 12 guerreiros de cada lado, num abraço, sob as bênçãos do santo, foi especial para o capitão dos cristãos, Miguel Henrique de Carvalho, 60 anos.
Após participar 46 anos da Cavalhada, “seu” Miguel passou este ano a lança e a patente de capitão dos mouros para o filho, Wellington Luiz Pereira de Carvalho, 34 anos. Indagado sobre o que sentia no momento que passava o posto, “seu” Miguelzinho, como é carinhosamente chamado pelos cavaleiros e pelo público local, falou com emoção sobre o momento.
- A emoção é muito grande. A gente que faz a cavalhada, gosta muito dessa tradição. Passa de pai e de tios para filhos e sobrinhos. Mas saio muito satisfeito, porque está entrando no meu lugar o meu filho, que desde garoto passou a gostar da cavalhada e sei que será um bom capitão da Cavalhada de Santo Amaro - declarou “seu” Miguelzinho, sem se separar do seu cavalo.
Para Wellington, que a partir de agora tem grande responsabilidade em representar o pai e justificar o título de capitão na sucessão tradicional de família, “participar da Cavalhada é um sentimento forte, misturado com alegria”. Ele acrescentou: “É muito bom participar da Cavalhada, mas entrar no lugar do pai é uma coisa muito melhor ainda, porque dá orgulho”, destacou Wellington Luiz.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 18:58:08 Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
- 18/09/2025 18:04:13 Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
- 18/09/2025 17:34:08 Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
- 18/09/2025 16:40:37 Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
1809 18h04Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
1809 17h34Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
1809 16h40Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
1809 15h43Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
3Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles