Notícia no detalhe
Abrigos da Prefeitura oferecem chance de nova vida
A Prefeitura de Campos vem desenvolvendo novos projetos para promover a socialização de pessoas, que, por estarem rompidas com familiares e não terem residência e trabalho fixos, acabam transformando em moradia, logradouros públicos – ruas, praças e jardins. Somente em novembro deste ano, a Secretaria Municipal da Família e Assistência Social atendeu 99 pessoas nesta situação, mas a média mensal gira em torno de 55, todas identificadas como em situação de rua.
O trabalho desenvolvido tem apresentado resultados positivos, um deles, é Rosiel da Anunciação, 46 anos, que vive do seu próprio esforço para sustentar sua família: a esposa Cristiane Souza de Oliveira, 37 anos, e o filho Kauê de Oliveira Cruz, 8. Rosiel viveu por mais de quatro anos nas ruas até ser encaminhado ao Abrigo Lar Cidadão, onde permaneceu por cinco anos. “Cheguei sem nada, debilitado. Aqui me apresentaram outra realidade, me surpreendi. Ganhei casa do Morar Feliz, hoje sou outra pessoa”, diz.
Casado há pouco mais de seis meses, o ex-morador de rua já percorreu quase o país inteiro como andarilho, chegou até a Argentina, mas retornou para a terra natal. No Morar Feliz conheceu Cristiane. “Não o conheci antes, mas ele é uma ótima pessoa, um chefe de família exemplar”, destacou a esposa. Para sustentar a casa, Rosiel não rejeita trabalho, é pedreiro, já embarcou, pescou, entre outras atividades. “No Abrigo consegui todos os meus documentos. Até no tratamento de saúde me ajudaram”, conta agradecido.
Enquanto uns já vivem uma nova vida, há os que buscam a felicidade. Aos 49 anos, Osvaldo Alves, é um dos que recebe atendimento no Abrigo Lar Cidadão. Antes de ir parar na instituição, passou um período internado no Hospital Geral de Guarus (HGG), onde foi abandonado pela família. De lá, seu Osvaldo chegou ao Abrigo. “Não tenho do que reclamar, as pessoas são carinhosas comigo. Um dia pretendo voltar a trabalhar”, planeja. Atualmente, ele passa por um tratamento de saúde. A coordenação do Abrigo já colocou sua documentação em dia e conseguiu inseri-lo no programa Bolsa Família.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 18:28:30 Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
- 13/03/2026 17:53:18 Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
- 13/03/2026 15:35:48 Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
- 13/03/2026 15:01:57 Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
- 13/03/2026 12:38:31 Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
1303 17h53Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
1303 15h35Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
1303 15h01Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
1303 12h38Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















