Notícia no detalhe
Formalização aumenta riqueza gerada no município
A crise que faz cair o preço do barril do petróleo e afeta a economia do país e do mundo pode ser amenizada com algumas iniciativas do poder público, como o incentivo à formalização. A avaliação é do economista da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Alcimar Chagas, apresentada recentemente, durante a 56º reunião ordinária da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), no auditório da Prefeitura de Campos. O programa de formalização do município já tirou mais de 12 mil microempreendedores do mercado informal.
- Quem formaliza mais acaba desenvolvendo mais seus índices. Formalização gera trabalho e renda e aumenta a riqueza gerada no município - destacou o economista.
De acordo com o professor universitário, parte substancial da economia ainda opera na informalidade. “Por isso é muito importante esse esforço, ou seja, incentivar a formalização”, disse Chagas, em sua palestra, à prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, e a representantes de Macaé, São João da Barra, Casimiro de Abreu e Búzios.
Coordenador do Espaço do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campos, Vinícius Madureira disse que Campos, de forma proporcional, é a cidade que mais formaliza no estado do Rio de Janeiro. “Estamos à frente de cidades importantes. Esse programa contribui com o desenvolvimento por gerar trabalho e renda”, diz ele.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
- 11/10/2025 11:46:15 Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
- 11/10/2025 08:32:37 Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
- 11/10/2025 08:23:22 Limpeza Pública prepara Jardim São Benedito para evento do Dia das Crianças
Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
1110 11h46Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
1110 08h32Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
1110 08h23Limpeza Pública prepara Jardim São Benedito para evento do Dia das Crianças
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município