Notícia no detalhe
Audiência pública apresenta diagnóstico de Campos
Na sexta-feira (12), seguindo as diretrizes exigidas pelo governo federal para adesão ao Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), do Ministério das Cidades, a Empresa Municipal de Habitação (Emhab) realizou mais uma audiência pública junto com a Empresa Eficácia Brasil. No encontro, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Governo, foi apresentado o diagnóstico da habitacional de Campos, desenvolvido pela Eficácia.
A próxima audiência já foi marcada e acontecerá dentro de até 60 dias. De acordo com Alexandre Ribeiro, da Empresa Eficácia, o diagnóstico foi feito com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
- Alguns números, como o da Firjan, por exemplo, são de 2011, mas somente foram divulgados agora em 2014. Temos que considerar o que a prefeitura de Campos fez nestes últimos anos e que, com certeza, já mudou o quadro de pessoas residentes em áreas de riscos e que vivem de aluguel social - disse Alexandre Ribeiro, que acrescentou ainda: “O diagnóstico mostra a situação da habitação. Só é possível planejar o futuro se conhecer o presente”.
Para a presidente da Emhab, Simone Muniz, a audiência pública foi proveitosa. “No primeiro encontro, em outubro, ficou estabelecida a metodologia do estudo. Hoje estamos apresentando esses dados diante das necessidades e na presença de algumas entidades. No próximo encontro vamos apresentar as soluções”, disse Simone, que frisou um dos itens do plano é a legalização fundiária e que já foi identificada a necessidade em localidades como Vila Isabel e Jacu.
O diagnóstico de Campos foi elaborado pela empresa Eficácia Brasil responsável pelo levantamento em outros 14 municípios nos estados de Goiás, Minas Gerais, Espírito santo e Rio de Janeiro. No Norte Fluminense, a empresa pesquisou as cidades de São Fidélis e São João da Barra. O PHLIS foi instituído por uma lei federal, e os municípios que apresentarem seus planos terão acesso a recurso do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social – FNHIS, beneficiando famílias com renda de zero a três salários mínimos.
Estiveram presentes representantes da Federação das Associações de Moradores e Amigos de Campos (Famac), Sindicato dos Produtores Rurais, Defesa Civil Municipal, Universidade Federal Fluminense (UFF) e Câmara de Vereadores.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/07/2025 15:49:35 Diogo Almeida se apresentará nesta quarta-feira no Teatro Municipal Trianon
- 14/07/2025 14:56:51 Confirmação para o Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil até sexta
- 14/07/2025 14:11:46 Resultado preliminar do Processo Seletivo do Criança Feliz é divulgado
- 14/07/2025 12:50:07 TJ-RJ suspende ordem de desaposentação de mais de mil servidores em Campos
- 14/07/2025 10:26:41 Cuidados Paliativos: A arte de cuidar até o fim com dignidade, empatia e humanização
Diogo Almeida se apresentará nesta quarta-feira no Teatro Municipal Trianon
1407 14h56Confirmação para o Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil até sexta
1407 14h11Resultado preliminar do Processo Seletivo do Criança Feliz é divulgado
1407 12h50TJ-RJ suspende ordem de desaposentação de mais de mil servidores em Campos
1407 10h26Cuidados Paliativos: A arte de cuidar até o fim com dignidade, empatia e humanização
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
4Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda