Notícia no detalhe
Descoberta e confirmação de 63 asteroides: alunos homenageados
O destaque de cerca de 100 alunos de escolas públicas de Campos no cenário internacional de busca de asteroides rendeu uma homenagem nesta quarta-feira (10), no auditório da Escola Municipal Vilma Tâmega, no Centro. Foi a maior campanha já realizada numa cidade em todo mundo, com a participação de 23 escolas públicas, sendo 16 da rede municipal de ensino, confirmando a descoberta de 63 asteroides.
Durante o evento, foram entregues certificados internacionais de descoberta de asteroides e de participação na campanha. O diretor e fundador da Campanha Internacional de Busca Astronômica, Patrick Miller, que se encontra em Marrocos, participou da cerimônia, em Campos, através de um sistema de videoconferência.
Segundo o presidente do Clube de Astronomia Louis Cruls, em Campos, Marcelo de Oliveira Souza, o resultado obtido pelos estudantes da cidade teve repercussão internacional. “O resultado está motivando grupos de estudantes do Brasil e no mundo. É um grande motivo de orgulho para Campos”, comemora Marcelo.
Uma das coordenadoras de Ciências do Ensino Fundamental II, Carla Sales, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), também ficou feliz com os excelentes resultados nas escolas da rede. “Esta experiência vai refletir positivamente na carreira e na vida destes alunos”, afirma, anunciando que a campanha estará de volta na cidade a partir de agosto de 2015.
Os certificados vieram dos Estados Unidos, onde fica a sede do programa de busca de asteroides, International Astronomical Search Collaboration (Iasc). Os alunos analisaram fotografias captadas por observatórios mundiais, e para que conseguissem identificar novos corpos espaciais, foram instruídos pelos professores, que passaram por um treinamento no Clube de Astronomia de Campos.
A participação dos estudantes neste programa foi possível graças à parceria firmada entre o Clube Cruls e a Coordenação de Ciências da Smece, iniciando a campanha em agosto. Os alunos são do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental e os professores são os que atuam em laboratórios de ciências e de informática e em salas de leitura.
Os 108 estudantes que realizaram as descobertas dos 63 asteroides estudam nas seguintes instituições:
Escola Municipal Getúlio Vargas, Escola Municipal Santa Maria, Escola Municipal Lulo Ferreira de Araújo, Escola Municipal Claudia Almeida Pinto de Oliveira, Colégio Estadual General Dutra, Colégio Estadual 15 de Novembro, Escola Municipal Dr Alcindor de Moraes Bessa, Colégio Estadual Dr. Philippe Uébe, Colégio Estadual Theotônio Ferreira de Araújo, Escola Municipal Professora Vilma Tâmega, CEMSTIAC, Escola Municipal Professora Wilmar Cava Barros, Liceu de Humanidades de Campos, Escola Municipal José do Patrocínio, Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, Escola Municipal Bartholomeu Lysandro, Centro Educacional 29 de Maio, Escola Municipal Carlos Chagas, Escola Municipal Maria Antonia Pessanha Trindade, Escola Municipal Santa Terezinha, Escola Municipal Eloy Ornelas, Colégio Estadual Desembargador Álvaro Ferreira Pinto, Colégio Estadual João Pessoa, Universidade Estadual do Norte Fluminense, Instituto Federal Fluminense, Universidade Estácio de Sá e Cenecista São João Batista (São João da Barra).
Últimas Notícias adicionadas
Seduct faz ações para dinamizar Educação Especial e Inclusiva nas escolas municipais
0810 10h02CCZ realiza novos mutirões de combate à dengue e outras arboviroses nesta sexta
0810 09h04Copa Norte Travessão vai ser encerrada neste domingo
0810 08h15Museu Histórico apresentará espetáculo “Rua das Cabeças” sexta-feira e sábado
0810 07h42Prefeito assina ordem de serviço para obras na Rua Domingos Viana
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município