Notícia no detalhe
Alunos, ex-alunos e comunidade homenageiam Pequeno Jornaleiro em 26º aniversário
Alunos, ex-alunos e a comunidade participaram das comemorações dos 26 anos da Escola Municipal Pequeno Jornaleiro, no Centro, completados neste sábado (6). A festa contou com apresentações de música, danças, peça de teatro, exposições de fotos e objetos confeccionados de sucatas, e lançamento do DVD “Criança não trabalha!”, desenvolvido por alunos da escola. A unidade tem cerca de 420 alunos matriculados, do G2 ao 9º ano do Ensino Fundamental Regular e, também, Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo o diretor, Roberto Zoffoli, a escola tem atuado numa proposta de oferecer conhecimentos que vão além da sala de aula. “Despertamos os jovens para que tenham uma postura decisiva na sociedade. Buscamos fazer com que eles percebam que são capazes de construir o conhecimento também fora da sala de aula. Estamos derrubando os muros da escola”, explica o diretor.
Para isso, segundo ele, a escola tem realizado diversas parcerias com instituições como o Sesc, Instituto Federal Fluminense (IFF Fluminense), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público Federal (MPF), entre outros.
O aluno do 8º ano, Rojer Luiz Pessanha, 17 anos, participou de dois projetos realizados na escola: a oficina da Exposição Ferro-Velho, para a confecção de objetos a partir de sucatas eletrônicas, em parceria com o Sesc; e na edição do DVD, resultado do trabalho desenvolvido pelo projeto “MPT na Escola”, de conscientização para erradicação do trabalho infantil. “Estudo há cinco anos na instituição. Gosto muito de estar na escola e participar dos projetos. Eu não imaginava que conseguiria, por exemplo, confeccionar um objeto, mas acabei fazendo”, relata.
Além das diversas apresentações dos alunos, a gerente de Animação Cultural, Eliana Carneiro, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), participou do evento, cantando músicas de Cartola, com participação de Felipe, no violão.
História – Antes mesmo da implantação oficial, em 1988, a Pequeno Jornaleiro já atuava de forma informal, dando oportunidade aos adolescentes que trabalhavam durante o dia entregando jornal na cidade, oferecendo educação à noite, dentro da instituição filantrópica Pequeno Jornaleiro em Campos. Desde 2000, a escola foi instalada em sede própria, atrás do PU da Saldanha Marinho, e tem oferecido vários projetos interdisciplinares, como o Mais Educação, Banda Marcial entre outros.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/03/2026 11:02:34 CadÚnico: Mutirão de Atualização na próxima semana na UFF
- 20/03/2026 09:10:29 Prefeitura inaugura praça em Lagoa das Pedras e reforça investimentos em lazer
- 20/03/2026 09:02:37 Estudantes da UFF orientam pacientes sobre direitos previdenciários no HFM
- 20/03/2026 08:33:15 PSE Itinerante leva informação e cuidados para a E.M. Joanir Sanguedo Boynard
- 20/03/2026 08:16:33 Visita técnica acompanha fase final das obras da UPH de Morro do Coco
CadÚnico: Mutirão de Atualização na próxima semana na UFF
2003 09h10Prefeitura inaugura praça em Lagoa das Pedras e reforça investimentos em lazer
2003 09h02Estudantes da UFF orientam pacientes sobre direitos previdenciários no HFM
2003 08h33PSE Itinerante leva informação e cuidados para a E.M. Joanir Sanguedo Boynard
2003 08h16Visita técnica acompanha fase final das obras da UPH de Morro do Coco
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















