Notícia no detalhe
Alunos, ex-alunos e comunidade homenageiam Pequeno Jornaleiro em 26º aniversário
Alunos, ex-alunos e a comunidade participaram das comemorações dos 26 anos da Escola Municipal Pequeno Jornaleiro, no Centro, completados neste sábado (6). A festa contou com apresentações de música, danças, peça de teatro, exposições de fotos e objetos confeccionados de sucatas, e lançamento do DVD “Criança não trabalha!”, desenvolvido por alunos da escola. A unidade tem cerca de 420 alunos matriculados, do G2 ao 9º ano do Ensino Fundamental Regular e, também, Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo o diretor, Roberto Zoffoli, a escola tem atuado numa proposta de oferecer conhecimentos que vão além da sala de aula. “Despertamos os jovens para que tenham uma postura decisiva na sociedade. Buscamos fazer com que eles percebam que são capazes de construir o conhecimento também fora da sala de aula. Estamos derrubando os muros da escola”, explica o diretor.
Para isso, segundo ele, a escola tem realizado diversas parcerias com instituições como o Sesc, Instituto Federal Fluminense (IFF Fluminense), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público Federal (MPF), entre outros.
O aluno do 8º ano, Rojer Luiz Pessanha, 17 anos, participou de dois projetos realizados na escola: a oficina da Exposição Ferro-Velho, para a confecção de objetos a partir de sucatas eletrônicas, em parceria com o Sesc; e na edição do DVD, resultado do trabalho desenvolvido pelo projeto “MPT na Escola”, de conscientização para erradicação do trabalho infantil. “Estudo há cinco anos na instituição. Gosto muito de estar na escola e participar dos projetos. Eu não imaginava que conseguiria, por exemplo, confeccionar um objeto, mas acabei fazendo”, relata.
Além das diversas apresentações dos alunos, a gerente de Animação Cultural, Eliana Carneiro, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), participou do evento, cantando músicas de Cartola, com participação de Felipe, no violão.
História – Antes mesmo da implantação oficial, em 1988, a Pequeno Jornaleiro já atuava de forma informal, dando oportunidade aos adolescentes que trabalhavam durante o dia entregando jornal na cidade, oferecendo educação à noite, dentro da instituição filantrópica Pequeno Jornaleiro em Campos. Desde 2000, a escola foi instalada em sede própria, atrás do PU da Saldanha Marinho, e tem oferecido vários projetos interdisciplinares, como o Mais Educação, Banda Marcial entre outros.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa