Notícia no detalhe
Fundação da Infância e da Juventude forma Guarda Mirim Ambiental
A formatura da Guarda Mirim Ambiental, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) aconteceu na tarde desta quarta-feira (4), no Instituto Federal Fluminense (IFF). O projeto Guarda Mirim Ambiental é uma parceria da FMIJ com o IFF e o Centro de Educação Ambiental (CEA), e visa à multiplicação do conhecimento, através dos formandos, com as famílias, escolas e a sociedade.
O presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem, falou sobre a importância de parcerias para oferecer o melhor trabalho para a qualificação das crianças e dos jovens, e sua formação para uma sociedade melhor e mais humanizada. “Vocês jovens estão tendo uma oportunidade de ouro, agora é aproveitar este momento, e mãos à obra”, disse.
- Fico muito feliz e agradecido em ver este auditório lotado de formandos e de seus familiares. Com certeza, este tempo dedicado nesse curso lhes oferecerá a oportunidade de colher bons frutos no futuro - destacou o presidente da FMIJ.
Segundo o coordenador da Guarda Mirim, Pedro Mello, o curso teve duração de seis meses e 74 jovens se formaram. “Eles vão multiplicar os conhecimentos com a comunidade, com a família, e desta forma passarão conhecimentos sobre meio ambiente e cidadania à frente”.
- De acordo com o perfil, 15 jovens serão selecionados para ano que vem, para passar todo conhecimento adquirido para crianças e jovens de 6 a 13 anos, do Programa Desafio da FMIJ - informou Pedro Mello.
Fizeram parte da mesa, o presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem; os professores José Maria Miro, Jonivan Lisboa, Nadia Regina da Silva; e a coordenadora de projetos da FMIJ, Aymê Ribeiro.
Miriam Pereira Ribeiro, de 40 anos, que participou de cursos da FMIJ dos 13 aos 15 anos e hoje estuda no 6° período de Geografia, no IFF, ministrou aulas sobre reflorestamento para os alunos da Guarda Mirim, falou da importância desta iniciativa da FMIJ. “Na época, a gente rezava, cantava e aprendia a questão da cidadania. Na época, eu morava na comunidade do Matadouro, e a FMIJ fez toda diferença para minha vida”, ressaltou.
O formando Gabriel Moraes Leite, de 15 anos, estudante da Escola Municipal Professora Vilma Tâmega, disse que este curso é importante para o currículo. “Aqui nós aprendemos de tudo, não apenas questão de cidadania, mas como preservar o meio ambiente, os tipos de animais em extinção e os tipos de plantas da nossa região”.
A tia de Gabriel, Vânia Moraes, disse que o curso ajuda o jovem a vivenciar a cidadania no cotidiano, ensina a viver em sociedade. “Tira o jovem da criminalidade e trabalha a parte socioeducativa no dia a dia”, destacou.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda