Notícia no detalhe
Secretaria recebe até 20 denúncias por mês de maus tratos a idosos
Mensalmente a Secretaria Municipal dos Direitos do Idoso recebe cerca de 20 denúncias envolvendo violência contra quem já passou dos 60 anos. Uma equipe formada por psicólogos e assistentes sócias é a responsável pelo atendimento a essas pessoas. Dependendo do caso, pode ser encaminhado direto à delegacia, quando estiver ocorrendo no momento da denúncia, ou ao Ministério Público, para abertura de procedimento.
- Quando a violência está ocorrendo exatamente no momento da denúncia, eu acompanho uma equipe da Secretaria no local, para verificarmos e sendo comprovado, levamos o caso direto à polícia - disse o secretário dos Direitos do Idoso, Gilson de Souza Gomes. Os dois casos mais comuns são de violência e abuso econômico. A maioria destes casos ocorre dentro da própria família, são violência física, maus tratos, abandono, exploração financeira e outros.
As denúncias podem ser feitas através do telefone (22) 2731-6898, de forma anônima ou pessoalmente, na Secretaria dos Direitos do Idoso, a pessoa não sendo identificada. A secretaria leva os envolvidos à sede do órgão, mostrando os crimes que estão cometendo, tentando resolver os problemas. Mas tem ainda as outras instâncias que recorre, como Ministério Público, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Um exemplo recente foi a prisão de um homem que agrediu sua vizinha, que era idosa, causando ferimentos e traumas. O caso foi acompanhado pela secretaria e o agressor, condenado a oito anos de prisão.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/04/2026 17:04:00 Asfalto na Porta: Rua Doutor Beda interditada a partir das 21h desta segunda
- 13/04/2026 15:24:21 Espaço da Oportunidade com 191 vagas de emprego neste início de semana
- 13/04/2026 13:42:51 Fundecam injeta mais de R$ 700 mil na economia de Campos no primeiro trimestre
- 13/04/2026 13:01:15 Festa de Nossa Senhora da Penha movimenta Morro do Coco com tradição centenária
- 13/04/2026 11:15:01 Canil do CCZ com quase 40 animais, entre cães e gatos, disponíveis para adoção
Asfalto na Porta: Rua Doutor Beda interditada a partir das 21h desta segunda
1304 15h24Espaço da Oportunidade com 191 vagas de emprego neste início de semana
1304 13h42Fundecam injeta mais de R$ 700 mil na economia de Campos no primeiro trimestre
1304 13h01Festa de Nossa Senhora da Penha movimenta Morro do Coco com tradição centenária
1304 11h15Canil do CCZ com quase 40 animais, entre cães e gatos, disponíveis para adoção
Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
2Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
3Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
4Concurso da Educação de Campos é retomado com cronograma definido
5Dia D de Mobilização abre campanha de vacinação contra gripe sábado em Campos
6Prefeitura antecipa pagamento dos servidores em comemoração ao aniversário de Campos




















