Notícia no detalhe
Procon-Campos divulga dicas para a Black Friday
A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Campos) está atenta às grandes promoções que as empresas estão preparando para a Black Friday, que acontecerá a partir da zero hora desta sexta-feira (28). A preocupação dos órgãos de defesa do consumidor é que algumas empresas aumentem demasiadamente os seus preços para depois darem “descontos”, o que se configura em propaganda enganosa, prevista e reprimida pelo Código de Defesa do Consumidor.
De acordo com a secretaria Rosangela Tavares, esta é uma importante ferramenta para alavancar as vendas do comércio varejista e deve ser preservada, para que seja sempre proveitosa para o consumidor e também para o fornecedor.
- A edição deste ano chega mais uma vez em meio ao pagamento do 13º salário, próximo do Natal e com promessa de grandes promoções feitas por diversas lojas. Somos inteiramente favoráveis à promoção, mas estamos atentos, para evitar os excessos - destaca a secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares.
O órgão municipal de defesa do consumidor de Campos estará dando atenção especial aos cidadãos que aderirem à campanha. Rosangela lembra que é fundamental a emissão da nota fiscal e que devem ser observadas as condições para a troca dos produtos.
Veja aqui, as dicas do Procon para uma compra segura:
- As compras devem ser feitas o mais rapidamente possível, por causa da quantidade de produtos em estoque.
- Verificar os preços cobrados antes do “grande dia”. Isto pode ser feito em sites de buscas, além das páginas das empresas que participarão da Black Friday.
- Analisar a descrição do produto e comparar com outras marcas.
- Imprimir e/ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).
- É importante ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e a manipulação de seus dados.
Os direitos previstos no código de defesa do consumidor
O fato de a compra ser feita em uma liquidação ou promoção não elimina os direitos do consumidor. A empresa se compromete com os anúncios de suas ofertas.
Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet, etc.), o consumidor tem prazo de sete dias para desistir da compra, contados a partir da aquisição do produto ou de seu recebimento.
O Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação, no caso de produtos não duráveis, e de 90 dias para bens duráveis, contados a partir da constatação do problema.
O consumidor deve examinar, no ato da entrega, o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas, justificando assim, o não recebimento. A empresa em questão deve ser contatada, para que resolva o problema. Todos os casos serão analisados e, se necessário, o Procon-Campos procederá a abertura de processo administrativo.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
- 17/09/2025 17:09:10 Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
- 17/09/2025 16:59:36 Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
- 17/09/2025 16:47:04 Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
- 17/09/2025 16:35:55 Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
1709 17h09Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
1709 16h59Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
1709 16h47Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
1709 16h35Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles