Notícia no detalhe
Procon-Campos divulga dicas para a Black Friday
A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Campos) está atenta às grandes promoções que as empresas estão preparando para a Black Friday, que acontecerá a partir da zero hora desta sexta-feira (28). A preocupação dos órgãos de defesa do consumidor é que algumas empresas aumentem demasiadamente os seus preços para depois darem “descontos”, o que se configura em propaganda enganosa, prevista e reprimida pelo Código de Defesa do Consumidor.
De acordo com a secretaria Rosangela Tavares, esta é uma importante ferramenta para alavancar as vendas do comércio varejista e deve ser preservada, para que seja sempre proveitosa para o consumidor e também para o fornecedor.
- A edição deste ano chega mais uma vez em meio ao pagamento do 13º salário, próximo do Natal e com promessa de grandes promoções feitas por diversas lojas. Somos inteiramente favoráveis à promoção, mas estamos atentos, para evitar os excessos - destaca a secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares.
O órgão municipal de defesa do consumidor de Campos estará dando atenção especial aos cidadãos que aderirem à campanha. Rosangela lembra que é fundamental a emissão da nota fiscal e que devem ser observadas as condições para a troca dos produtos.
Veja aqui, as dicas do Procon para uma compra segura:
- As compras devem ser feitas o mais rapidamente possível, por causa da quantidade de produtos em estoque.
- Verificar os preços cobrados antes do “grande dia”. Isto pode ser feito em sites de buscas, além das páginas das empresas que participarão da Black Friday.
- Analisar a descrição do produto e comparar com outras marcas.
- Imprimir e/ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).
- É importante ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e a manipulação de seus dados.
Os direitos previstos no código de defesa do consumidor
O fato de a compra ser feita em uma liquidação ou promoção não elimina os direitos do consumidor. A empresa se compromete com os anúncios de suas ofertas.
Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet, etc.), o consumidor tem prazo de sete dias para desistir da compra, contados a partir da aquisição do produto ou de seu recebimento.
O Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação, no caso de produtos não duráveis, e de 90 dias para bens duráveis, contados a partir da constatação do problema.
O consumidor deve examinar, no ato da entrega, o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas, justificando assim, o não recebimento. A empresa em questão deve ser contatada, para que resolva o problema. Todos os casos serão analisados e, se necessário, o Procon-Campos procederá a abertura de processo administrativo.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















