Notícia no detalhe
Professor da UFRJ no Fuzuê da Dengue em Campos
“Só existe um caminho para o fim da dengue: a educação. E nesta luta, o professor é o elemento chave”. Foi com essa afirmação que o professor e virologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mauroli Currié, e sua equipe abriram o evento Fuzuê da Dengue na manhã desta quarta-feira (4). O evento está sendo realizado no Instituto Federal Fluminense (IFF), organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMEC) e realizado em parceria com vários órgãos da Secretaria de Saúde.
O Fuzuê da Dengue tem como proposta capacitar os professores do 1º ao 9º ano da rede municipal. As coordenadoras do departamento de ciências, da secretaria, Carla Sales e Claudete Soares, informaram que há cerca de um ano vem realizando várias ações preventivas contra a dengue. “Preparamos dois dias desta semana para capacitar os professores e apresentar novas ferramentas preventivas para serem utilizadas no 2º semestre”, informou Claudete.
O professor Mauroli Currié ressaltou que o evento, promovido pela equipe Fuzuê em Prol da Cidadania da UFRJ tem como objetivo induzir às prefeituras a utilizarem a educação como ferramenta no controle da dengue. Além das informações sobre o contágio da dengue, apresentações de músicas e teatro, a equipe ensinou os profissionais da educação a criarem uma armadilha (mosquitérica) para matar as lavas do mosquito Aedes Aegypti.
“A mosquitérica é uma ferramenta simples e barata de ser feita e elimina as larvas e os focos dos mosquitos. Se os professores propagarem essa iniciativa, estimular os alunos a fazerem nas suas casas, a Secretaria de Educação poderá ser utilizada como centralizadora das informações (casas onde for detectado os focos), passar os dados para a Secretaria de Saúde e eliminar os mosquitos”, informou o virologista, acrescentando que muitas cidades de São Paulo (SP), Belém (PA) e Saquarema (RJ) utilizaram a educação como ferramenta preventiva e, com isso, estão conseguindo eliminar a doença.
- Foi muito difícil trazer esta equipe a Campos para realizar o Fuzuê da Dengue. Espero que os professores aproveitem as informações e multipliquem nas salas de aula com seus alunos. A Educação continua unida na luta contra a dengue - , finalizou a secretária.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 14:37:19 Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
- 12/10/2025 12:49:00 Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
- 12/10/2025 10:52:23 Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
- 12/10/2025 10:34:12 Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
1210 12h49Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
1210 10h52Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
1210 10h34Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
1210 09h27Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município