Notícia no detalhe
Professor da UFRJ no Fuzuê da Dengue em Campos
“Só existe um caminho para o fim da dengue: a educação. E nesta luta, o professor é o elemento chave”. Foi com essa afirmação que o professor e virologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mauroli Currié, e sua equipe abriram o evento Fuzuê da Dengue na manhã desta quarta-feira (4). O evento está sendo realizado no Instituto Federal Fluminense (IFF), organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMEC) e realizado em parceria com vários órgãos da Secretaria de Saúde.
O Fuzuê da Dengue tem como proposta capacitar os professores do 1º ao 9º ano da rede municipal. As coordenadoras do departamento de ciências, da secretaria, Carla Sales e Claudete Soares, informaram que há cerca de um ano vem realizando várias ações preventivas contra a dengue. “Preparamos dois dias desta semana para capacitar os professores e apresentar novas ferramentas preventivas para serem utilizadas no 2º semestre”, informou Claudete.
O professor Mauroli Currié ressaltou que o evento, promovido pela equipe Fuzuê em Prol da Cidadania da UFRJ tem como objetivo induzir às prefeituras a utilizarem a educação como ferramenta no controle da dengue. Além das informações sobre o contágio da dengue, apresentações de músicas e teatro, a equipe ensinou os profissionais da educação a criarem uma armadilha (mosquitérica) para matar as lavas do mosquito Aedes Aegypti.
“A mosquitérica é uma ferramenta simples e barata de ser feita e elimina as larvas e os focos dos mosquitos. Se os professores propagarem essa iniciativa, estimular os alunos a fazerem nas suas casas, a Secretaria de Educação poderá ser utilizada como centralizadora das informações (casas onde for detectado os focos), passar os dados para a Secretaria de Saúde e eliminar os mosquitos”, informou o virologista, acrescentando que muitas cidades de São Paulo (SP), Belém (PA) e Saquarema (RJ) utilizaram a educação como ferramenta preventiva e, com isso, estão conseguindo eliminar a doença.
- Foi muito difícil trazer esta equipe a Campos para realizar o Fuzuê da Dengue. Espero que os professores aproveitem as informações e multipliquem nas salas de aula com seus alunos. A Educação continua unida na luta contra a dengue - , finalizou a secretária.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/03/2026 18:07:34 Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
- 11/03/2026 17:20:52 Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
- 11/03/2026 16:55:52 Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
- 11/03/2026 15:53:48 Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
- 11/03/2026 14:37:30 Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
1103 17h20Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
1103 16h55Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
1103 15h53Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
1103 14h37Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro
6Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval




















