Notícia no detalhe
Água nas Comunidades garante água potável em várias localidades
O Programa Águas da Comunidade é desenvolvido pela Empresa Municipal de Habitação (EMHAB), atualmente em quatro localidades, fora do perímetro urbano: Campo Limpo, Beira do Taí, Balança do Jair e Usina São João, onde em torno de 4.600 habitantes já foram beneficiados. A meta é atender ao todo 45 localidades com o programa, o que resultará em torno de 12.231 famílias contempladas, totalizando um montante de 48.924 habitantes, com um investimento em torno de R$ 40 milhões.
As obras compreendem em assentamento de rede, instalação de reservatórios para recebimento e distribuição da água após trata
mento, perfuração de poços de captação, cujos poços têm uma profundidade de 80 a 200 metros, até a profundidade necessária para encontrar água de qualidade para ser tratada adequadamente. O programa conta também com construção de unidade de fornecimento de água com instalações para filtragem e clorificação que por meio das redes adutoras é distribuída até as residências e estabelecimentos comerciais da comunidade.
Os poços são de grande profundidade, dependendo do local e da vazão necessária a cada localidade. A água é tratada e a população pode receber uma água potável e de qualidade. A finalidade do Programa Águas da Comunidade é garantir maior qualidade de vida para a população e é uma maneira de prevenção da saúde da população, permitindo ainda o conforto de ter água encanada em casa todos os dias a custo zero para a população.
- A água é o bem mais precioso para cada um de nós e é por isso que a EMHAB, com a preocupação que tem com a população de Campos, está investindo neste programa, que ao final da 1ª fase, já fez com que os moradores recebam água de qualidade em suas residências. Após a entrega das obras pela empresa responsável pela execução, a Prefeitura de Campos exige a análise da água pela UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense). E somente após o resultado oferecido pela UENF, se este estiver dentro dos padrões exigidos por lei, é que liberamos a água para consumo – explica a presidente EMHAB, Simone Muniz.
Algumas localidades estão em fase de teste: Venda Nova, Fazendinha, Carvão I e II, Santa Cruz, Caboio, Mundéus, Caxias de Balança Rangel, Balança Rangel, Caxeta de Santana, Brejo Grande, Matutu, Santa Ana. Umas localidades estão em andamento, com redes já instaladas e aguardando perfuração do poço: Pernambuca, Quilombo, Fazenda do Colégio, Carvão III, São Diogo, Seis Marias, Palmares, Conceição do Imbé, Aleluia, Terminal Pesqueiro, Morro da Parabólica(Conselheiro Josino), Barro Vermelho, Largo do Garcia, Alto do Elizeu, Paus Amarelos e Campo Novo. E outras localidades estão com obras em andamento: Marcelo, Correnteza e Martins Lage, localidades estas que contam com estações de tratamento, que estão passando por obras de ampliação e adequação para melhor atender às próprias localidades onde estão instaladas, mas também abastecer localidades próximas.
- Com esta crise de água que muitos estados, incluindo o estado do Rio de Janeiro, estão passando, com a falta de chuvas, que está causando a seca do Rio Paraíba, que abastece a nossa cidade, isto também esta afetando o lençol freático, diminuindo assim a vazão da água também dos poços e pequenos reservatórios de água que utilizamos como fonte de abastecimento dessas localidades. Por conta de tudo isto, pedimos às pessoas que utilizem a água com consciência, usando somente o necessário para não haver desperdícios, pois a água é um recurso natural e temos que usá-la com sabedoria para termos sempre, pois sem água nenhum ser vivo sobrevive – concluiu Simone Muniz.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda