Notícia no detalhe
1º Festival de histórias autorais premia alunos da rede
A aluna de 1º ano, Marcela Falcão Cardoso, 6 anos, da Escola Municipal Getúlio Vargas, em Tocos, obteve a primeira colocação na categoria A (1º e 2º anos), do Festival de Histórias Autorais Ler para Ser, da rede municipal de ensino. Na categoria B (3º e 4º), venceu a aluna de 4º ano, Rayanna Beatriz Carvalho Reis, 9, também da Getúlio. Já na categoria C (5º ano), a aluna Ashiley Lima Muniz,10, da Escola Olavo Alves Saldanha Filho, de Santo Amaro, faturou o primeiro lugar. As histórias vencedoras foram contadas nesta terça-feira (11), na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).
Este é o primeiro festival realizado pela Gerência de Leitura da secretaria, que garantiu premiação para os três primeiros lugares de cada categoria, com exceção da categoria A, que recebeu apenas duas histórias. A 2º lugar ficou para Júlia Leal de Almeida, 7 anos, da Escola Municipal Felício Sarlo, de Morro do Coco.
Na categoria B, o segundo lugar ficou para Maria Eduarda Campos, 10 anos, 4º ano, da Escola de Santa Maria. Letícia Guimarães, 3º ano, da Felício Sarlo, tirou o terceiro lugar. A categoria C premiou a aluna Emanuelly Martins, 10 anos, de Santa Maria, no segundo lugar; e o colombiano Jean Paul Alberto Ibarra Benavides, 10, da Escola Alcindor de Moraes Bessa, do Turfe, que ainda está se adaptando à língua portuguesa, ficou em terceiro.
Para Ashiley, no início foi um pouco difícil contar a história, mas depois acabou gostando. “Eu não me interessava tanto em ler e escrever textos. Mas o festival me incentivou a escrever o primeiro e agora pretendo produzir outros”, garante.
Também foi homenageada a professora Viviane Dias da Silva Souza, da Creche Grevi Siqueira, de Custodópolis, com o prêmio Destaque de Incentivo à Leitura, entregue pela secretária Marinéa Abude, que elogiou a atuação da professora com os seus alunos.
As histórias vencedoras foram contadas pelo Núcleo de Artes Ori, dirigido pelo animador cultural Luciano de Paula, tendo como participantes as adolescentes Gabi Medeiros, Manuelly Siqueira Pinto e Débora Siqueira.
A Gerência de Leitura lançou o tema “Leio... Logo Escrevo!”, com o objetivo de incentivar alunos autores na rede municipal. Foram cerca de 30 histórias produzidas de 12 escolas.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 10:08:54 Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
- 14/05/2025 08:22:59 Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
- 14/05/2025 08:10:43 City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
- 14/05/2025 07:50:49 Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
1405 08h22Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
1405 08h10City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
1405 07h50Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
1305 17h15Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado