Notícia no detalhe
Apresentação: Complexo Logístico Farol/Barra do Furado na Faetec
Oportunidades de bons empregos que estão surgindo e que vão surgir no mercado de trabalho em Campos e na região litorânea, desde Niterói até o litoral Sul do Espírito Santo, em função das atividades exploratórias e de serviços offshore do pré-sal e das atividades do setor portuário. Este foi o principal tema da palestra proferida nesta sexta-feira (24), pelo secretário de Petróleo, Energias Alternativas e Inovação Tecnológica, Marcelo Neves, para alunos do ensino médio e técnico profissionalizante, nas áreas de eletromecânica e da administração, na Faetec, em Campos.
Marcelo Neves apresentou um panorama da economia regional e pontuou as potencialidades de Campos no contexto da Bacia de Campos e do petróleo do pré-sal. Ele apresentou aos alunos as oportunidades de empregos que vão surgir nos empreendimentos dos setores da indústria do petróleo e gás, naval, portuário e do setor da prestação de serviços, na extensa região litorânea de municípios fluminenses e capixabas, desde Niterói e Campos (por causa de estaleiros navais e base de apoio offshore) até a cidade de Presidente Kennedy e Marataízes (ES), que também terão base logística para o setor offshore.
De forma didática, o secretário, que é professor universitário, falou sobre as ações do PBA (Plano Básico Ambiental) que é realizado pelas Prefeituras de Campos e de Quissamã para mitigar os impactos ambientais e sociais que o grande empreendimento possa provocar aos recursos hídricos e moradores das áreas de influência direta e indireta do empreendimento.
- O setor de petróleo e gás vai provocar o desenvolvimento regional em toda esta faixa litorânea, e o município de Campos começa a sediar importantes empreendimentos de logística, porque é o ponto em terra mais próximo das plataformas de petróleo. A cidade tem o mais importante polo de formação de mão-de-obra para este setor. O Polo Petroquímico, na região de São Gonçalo, demandará muita mão-de-obra qualificada e, da mesma forma, o Complexo Logístico e Industrial Farol/Barra do Furado, que terá estaleiros e uma grande Base de Apoio .Offshore vai gerar milhares de empregos. Teremos porto em São Francisco de Itabapoana e em Presidente Kennedy e outras estruturas de logística no litoral do Espírito Santo, que também vão gerar várias oportunidades de empregos – disse Marcelo Neves.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 09:39:05 Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
- 18/07/2025 08:10:48 Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
1807 08h10Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
1707 17h30Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda