Notícia no detalhe
Apresentação: Complexo Logístico Farol/Barra do Furado na Faetec
Oportunidades de bons empregos que estão surgindo e que vão surgir no mercado de trabalho em Campos e na região litorânea, desde Niterói até o litoral Sul do Espírito Santo, em função das atividades exploratórias e de serviços offshore do pré-sal e das atividades do setor portuário. Este foi o principal tema da palestra proferida nesta sexta-feira (24), pelo secretário de Petróleo, Energias Alternativas e Inovação Tecnológica, Marcelo Neves, para alunos do ensino médio e técnico profissionalizante, nas áreas de eletromecânica e da administração, na Faetec, em Campos.
Marcelo Neves apresentou um panorama da economia regional e pontuou as potencialidades de Campos no contexto da Bacia de Campos e do petróleo do pré-sal. Ele apresentou aos alunos as oportunidades de empregos que vão surgir nos empreendimentos dos setores da indústria do petróleo e gás, naval, portuário e do setor da prestação de serviços, na extensa região litorânea de municípios fluminenses e capixabas, desde Niterói e Campos (por causa de estaleiros navais e base de apoio offshore) até a cidade de Presidente Kennedy e Marataízes (ES), que também terão base logística para o setor offshore.
De forma didática, o secretário, que é professor universitário, falou sobre as ações do PBA (Plano Básico Ambiental) que é realizado pelas Prefeituras de Campos e de Quissamã para mitigar os impactos ambientais e sociais que o grande empreendimento possa provocar aos recursos hídricos e moradores das áreas de influência direta e indireta do empreendimento.
- O setor de petróleo e gás vai provocar o desenvolvimento regional em toda esta faixa litorânea, e o município de Campos começa a sediar importantes empreendimentos de logística, porque é o ponto em terra mais próximo das plataformas de petróleo. A cidade tem o mais importante polo de formação de mão-de-obra para este setor. O Polo Petroquímico, na região de São Gonçalo, demandará muita mão-de-obra qualificada e, da mesma forma, o Complexo Logístico e Industrial Farol/Barra do Furado, que terá estaleiros e uma grande Base de Apoio .Offshore vai gerar milhares de empregos. Teremos porto em São Francisco de Itabapoana e em Presidente Kennedy e outras estruturas de logística no litoral do Espírito Santo, que também vão gerar várias oportunidades de empregos – disse Marcelo Neves.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















