Notícia no detalhe
Apresentação: Complexo Logístico Farol/Barra do Furado na Faetec
Oportunidades de bons empregos que estão surgindo e que vão surgir no mercado de trabalho em Campos e na região litorânea, desde Niterói até o litoral Sul do Espírito Santo, em função das atividades exploratórias e de serviços offshore do pré-sal e das atividades do setor portuário. Este foi o principal tema da palestra proferida nesta sexta-feira (24), pelo secretário de Petróleo, Energias Alternativas e Inovação Tecnológica, Marcelo Neves, para alunos do ensino médio e técnico profissionalizante, nas áreas de eletromecânica e da administração, na Faetec, em Campos.
Marcelo Neves apresentou um panorama da economia regional e pontuou as potencialidades de Campos no contexto da Bacia de Campos e do petróleo do pré-sal. Ele apresentou aos alunos as oportunidades de empregos que vão surgir nos empreendimentos dos setores da indústria do petróleo e gás, naval, portuário e do setor da prestação de serviços, na extensa região litorânea de municípios fluminenses e capixabas, desde Niterói e Campos (por causa de estaleiros navais e base de apoio offshore) até a cidade de Presidente Kennedy e Marataízes (ES), que também terão base logística para o setor offshore.
De forma didática, o secretário, que é professor universitário, falou sobre as ações do PBA (Plano Básico Ambiental) que é realizado pelas Prefeituras de Campos e de Quissamã para mitigar os impactos ambientais e sociais que o grande empreendimento possa provocar aos recursos hídricos e moradores das áreas de influência direta e indireta do empreendimento.
- O setor de petróleo e gás vai provocar o desenvolvimento regional em toda esta faixa litorânea, e o município de Campos começa a sediar importantes empreendimentos de logística, porque é o ponto em terra mais próximo das plataformas de petróleo. A cidade tem o mais importante polo de formação de mão-de-obra para este setor. O Polo Petroquímico, na região de São Gonçalo, demandará muita mão-de-obra qualificada e, da mesma forma, o Complexo Logístico e Industrial Farol/Barra do Furado, que terá estaleiros e uma grande Base de Apoio .Offshore vai gerar milhares de empregos. Teremos porto em São Francisco de Itabapoana e em Presidente Kennedy e outras estruturas de logística no litoral do Espírito Santo, que também vão gerar várias oportunidades de empregos – disse Marcelo Neves.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
- 17/09/2025 17:09:10 Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
- 17/09/2025 16:59:36 Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
- 17/09/2025 16:47:04 Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
- 17/09/2025 16:35:55 Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
1709 17h09Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
1709 16h59Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
1709 16h47Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
1709 16h35Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles