Notícia no detalhe
Centro de Línguas: um dia de imersão em língua estrangeira
Cerca de 150 alunos do Centro de Línguas Languages for All participaram da 5ª Imersão nas culturas espanhola e inglesa, no Sítio Trem de Pouso, Jardim Aeroporto. O encontro aconteceu nesta sexta-feira, com atividades pedagógicas e lúdicas. O Centro de Línguas é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), que atende cerca de 500 alunos em seis polos pela cidade.
A proposta da imersão é proporcionar um dia de contato exclusivo com a língua estudada. Nesta perspectiva, com todos os professores engajados, para necessidades básicas, como se alimentar e ir ao banheiro, é preciso treinar a língua estrangeira. O único recurso que os alunos podem recorrer são colagens de palavras em espanhol ou em inglês no ambiente. A cada atividade, como café da manhã e almoço, algumas palavras são trocadas.
O aluno do curso de Inglês, lojista Anderson Morais, 35 anos, já participa da segunda imersão pelo Centro de Línguas, onde se matriculou em 2013, e só tem elogios a fazer sobre a oportunidade de qualificação. “No início, buscava uma ocupação noturna. Atualmente, já faz parte de uma realização pessoal, pois pretendo viajar para fora e, com certeza, sei o suficiente para não passar necessidade. Também tenho conseguido, a cada ano, melhorar minha nota de Inglês no Enem”, conta.
O Centro de Línguas abre inscrições todos os anos para os cursos gratuitos de Espanhol e Inglês, abertos também à comunidade. Segundo a coordenadora, Nilde de Aquino Lopes, são oferecidos os níveis básico e intermediário, trabalhados na forma instrumental (preparatória para exames). “Mas, além do vocabulário, da gramática e de interpretação dos textos, a pedido dos alunos, também trabalhamos a conversação”, garante.
As aulas acontecem duas vezes por semana, em turmas montadas à tarde e à noite. Os polos funcionam nas escolas Municipais Professora Vilma Tâmega, no Centro; Centro Educacional 29 de Maio, Pecuária; Doutor Luiz Sobral, Jardim Carioca; Marechal Artur da Costa e Silva, no Calabouço; José do Patrocínio, Penha, e Ciep Arnaldo Rosa Vianna, Parque Aurora.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/02/2026 18:57:35 Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
- 24/02/2026 18:32:46 Segurança e Ordem Pública atua no Santa Rosa pela 24ª edição do Prefeitura em Ação
- 24/02/2026 17:47:46 Programa Mais Ciência trabalha formação teatral para todas as idades
- 24/02/2026 17:39:26 Mais segurança: Vilas Olímpicas recebem maletas de primeiros socorros
- 24/02/2026 17:14:29 Clube da Terceira Idade realiza tarde de folia para seus frequentadores
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2402 18h32Segurança e Ordem Pública atua no Santa Rosa pela 24ª edição do Prefeitura em Ação
2402 17h47Programa Mais Ciência trabalha formação teatral para todas as idades
2402 17h39Mais segurança: Vilas Olímpicas recebem maletas de primeiros socorros
2402 17h14Clube da Terceira Idade realiza tarde de folia para seus frequentadores
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Inscrições para o concurso público da Educação prorrogadas até 3 de fevereiro
3Servidores municipais recebem pagamento de janeiro nesta sexta-feira
4Inscrições abertas para o Seminário de Volta às Aulas na Educação de Campos
5Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
6Inscrições para o concurso da Educação terminam às 16h desta terça






















