Notícia no detalhe
Centro de Línguas: um dia de imersão em língua estrangeira
Cerca de 150 alunos do Centro de Línguas Languages for All participaram da 5ª Imersão nas culturas espanhola e inglesa, no Sítio Trem de Pouso, Jardim Aeroporto. O encontro aconteceu nesta sexta-feira, com atividades pedagógicas e lúdicas. O Centro de Línguas é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), que atende cerca de 500 alunos em seis polos pela cidade.
A proposta da imersão é proporcionar um dia de contato exclusivo com a língua estudada. Nesta perspectiva, com todos os professores engajados, para necessidades básicas, como se alimentar e ir ao banheiro, é preciso treinar a língua estrangeira. O único recurso que os alunos podem recorrer são colagens de palavras em espanhol ou em inglês no ambiente. A cada atividade, como café da manhã e almoço, algumas palavras são trocadas.
O aluno do curso de Inglês, lojista Anderson Morais, 35 anos, já participa da segunda imersão pelo Centro de Línguas, onde se matriculou em 2013, e só tem elogios a fazer sobre a oportunidade de qualificação. “No início, buscava uma ocupação noturna. Atualmente, já faz parte de uma realização pessoal, pois pretendo viajar para fora e, com certeza, sei o suficiente para não passar necessidade. Também tenho conseguido, a cada ano, melhorar minha nota de Inglês no Enem”, conta.
O Centro de Línguas abre inscrições todos os anos para os cursos gratuitos de Espanhol e Inglês, abertos também à comunidade. Segundo a coordenadora, Nilde de Aquino Lopes, são oferecidos os níveis básico e intermediário, trabalhados na forma instrumental (preparatória para exames). “Mas, além do vocabulário, da gramática e de interpretação dos textos, a pedido dos alunos, também trabalhamos a conversação”, garante.
As aulas acontecem duas vezes por semana, em turmas montadas à tarde e à noite. Os polos funcionam nas escolas Municipais Professora Vilma Tâmega, no Centro; Centro Educacional 29 de Maio, Pecuária; Doutor Luiz Sobral, Jardim Carioca; Marechal Artur da Costa e Silva, no Calabouço; José do Patrocínio, Penha, e Ciep Arnaldo Rosa Vianna, Parque Aurora.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2026 11:37:45 Guardas interessados em participar do RAS no período de verão já podem se inscrever
- 08/01/2026 09:08:25 Educação reúne gestores eleitos e em exercício nesta quinta, no Trianon
- 08/01/2026 08:51:04 Turismo faz reunião de logística para a 293ª Festa de Santo Amaro
- 08/01/2026 08:31:21 Prova da residência médica do HFM acontece no dia 17 de janeiro
- 08/01/2026 08:23:52 Procon orienta sobre os direitos do consumidor na hora de viajar
Guardas interessados em participar do RAS no período de verão já podem se inscrever
0801 09h08Educação reúne gestores eleitos e em exercício nesta quinta, no Trianon
0801 08h51Turismo faz reunião de logística para a 293ª Festa de Santo Amaro
0801 08h31Prova da residência médica do HFM acontece no dia 17 de janeiro
0801 08h23Procon orienta sobre os direitos do consumidor na hora de viajar
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
3Concurso contempla profissionais formados em Licenciatura em Educação do Campo
4Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
5Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano
6Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral




















