Notícia no detalhe
Cooperativa de produtores rurais firma parceria com a Conab
O secretário de Agricultura, Eduardo Crespo, recebeu representantes da Cooperativa de Agricultores de Campelo e Região (Coopscamp) para a assinatura do documento que dá início à parceria entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e à Cooperativa. A partir de agora, a Coopscamp está apta a participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra com Doação Simultânea. O encontro aconteceu na sexta-feira (17).
- Neste projeto a Conab paga pelo alimento que a cooperativa doa às organizações assistenciais. O grupo conta com 80 produtores, sendo 64 deles de Campos, que juntos têm a previsão de entregar cerca de 485 mil quilos de alimentos frescos a cinco entidades beneficiadas, um trabalho de fortalecimento da agricultura familiar, que contribui com o aumento da qualidade do alimento fornecido a entidades da rede socioassistencial - disse Eduardo.
Agora, com a proposta aprovada, a cooperativa emite uma Cédula de Produto Rural (CPR-Doação) e passa a fornecer alimentos às entidades conforme definido na Proposta. Após a confirmação da entrega dos produtos, a Conab disponibiliza os recursos pactuados na conta da organização, que realiza o pagamento aos agricultores até o limite de R$ 8 mil por unidade familiar/ano.
-Todos os agricultores inscritos têm a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e podem participar do projeto ganhando um pouco menos que o teto de 8 mil. Atualmente todos estão inscritos com cerca de R$ 6.500 por ano. A pedido da Cooperativa, a secretaria vai identificar dentre os contemplados quais deles estão inclusos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), os inclusos ficam habilitados a apresentar outro projeto no valor máximo de 8 mil, pois somente com o DAP e o CAD eles poderão apresentar o projeto no valor máximo - adiantou o secretário.
Na execução pela Conab, as organizações de agricultores entregam os produtos diretamente nas entidades beneficiárias. A Proposta tem prazo de duração definido. Durante esse período, a Conab fiscaliza todas as fases da sua operação.
- Os produtores vão entregar abóbora, alface, banana, cebolinha verde, coco verde, couve manteiga, laranja, limão, maracujá, milho, quiabo, aipim, salsa e tomate. Muitos deles já são beneficiados pelo programa Patrulha Rural, da Secretaria Municipal de Agricultura, e vão continuar recebendo este apoio para entregar os produtos listados no acordo. Este programa vem para coroar as iniciativas da secretaria para promover a organização dos produtores em grupos legalizados, para que eles possam participar dos programas oferecidos a eles – destacou o secretário Eduardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















