Notícia no detalhe
Professores participam da capacitação “Grandezas e Medidas” do Pnaic
A capacitação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) desenvolve a 6ª unidade “Grandezas e Medidas”, neste sábado (18), com os 460 professores alfabetizadores da rede municipal de ensino. O encontro acontece na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), das 8h às 17h, com o objetivo de ressignificar a aplicação da Matemática em sala de aula, partindo da contextualização, incluindo atividades lúdicas.
A professora de 1º ano, Maria Rosa Batista Ferreira, afirma que tem utilizado as sugestões abordadas nos encontros durante suas aulas. “O interessante é que o material permite que façamos adequações conforme a nossa realidade. Além disso, oferece várias opções, capazes de trabalhar outros temas interdisciplinares”, diz.
Para Luciana Siqueira Ribeiro, que atua numa turma de 2º ano, graças ao Pnaic ela tem comprovado que é possível utilizar outras práticas com os alunos. “Dá um pouco mais de trabalho, mas é gratificante, porque damos oportunidade para que o aluno seja sujeito na construção do seu conhecimento”, pontua.
A capacitação tem trabalhado vários temas no decorrer do ano, dentro da disciplina de Matemática, que prevê uma forma contextualizada e interdisciplinar através da elaboração de sequências didáticas. Conforme as diretrizes do Pacto, os direitos de aprendizagem das crianças de 6 a 8 anos permitem que elas sejam capazes de experimentar situações cotidianas.
— As práticas sociais permitem que a construção de saberes não formais seja utilizada no espaço escolar, compartilhando e construindo pontes para a construção dos saberes formais e a garantia dos direitos de aprendizagem da Matemática — define a coordenadora do Pnaic, em Campos, Nize Pedra.
O Pnaic é uma proposta do Governo Federal, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). Nele, os orientadores de estudo atuam como multiplicadores de novas possibilidades e estratégias metodológicas para o trabalho com os alunos, partindo da vivência de cada um, através de encontros de formação continuada.
A Matemática está sendo trabalhada durante o ano de 2014, dividida em oito assuntos diferentes. Mais duas unidades serão desenvolvidas até o fim do ano, com encontros sempre na Universo. Participam dos encontros os professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano e do programa municipal de correção de fluxo N1.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/10/2025 10:21:55 Seduct faz ações para dinamizar Educação Especial e Inclusiva nas escolas municipais
- 08/10/2025 10:02:41 CCZ realiza novos mutirões de combate à dengue e outras arboviroses nesta sexta
- 08/10/2025 09:04:41 Copa Norte Travessão vai ser encerrada neste domingo
- 08/10/2025 08:15:34 Museu Histórico apresentará espetáculo “Rua das Cabeças” sexta-feira e sábado
- 08/10/2025 07:42:58 Prefeito assina ordem de serviço para obras na Rua Domingos Viana
Seduct faz ações para dinamizar Educação Especial e Inclusiva nas escolas municipais
0810 10h02CCZ realiza novos mutirões de combate à dengue e outras arboviroses nesta sexta
0810 09h04Copa Norte Travessão vai ser encerrada neste domingo
0810 08h15Museu Histórico apresentará espetáculo “Rua das Cabeças” sexta-feira e sábado
0810 07h42Prefeito assina ordem de serviço para obras na Rua Domingos Viana
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município