Notícia no detalhe
Doutor Chicão abre Curso de Gestão e Atenção à Saúde da Família
O vice-prefeito e secretário de saúde, Doutor Chicão, abriu o Curso de Formação em Gestão e Atenção à Saúde da Família, nesta sexta-feira (17), no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, na Faculdade de Medicina de Campos. Cerca de 300 profissionais que atuam em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) participaram do encontro.
Segundo ele, a Prefeitura de Campos reativou a Estratégia Saúde da Família (ESF) em 11 locais e mais de 36 mil pessoas foram cadastradas pelos agentes comunitários, o equivalente a 11 mil famílias. “Eles estão ajudando no cadastramento de pacientes, na entrega de medicamentos, atualização do cartão de vacinação, marcação de consultas e de exames, entre outros”, informou o vice-prefeito.
Para ele, o caminho para uma maior eficácia da saúde pública em todo o país é a humanização, o acolhimento e a educação em saúde. “Uma boa Atenção Básica e uma boa Estratégia Saúde da Família ajudam a evitar o surgimento de doenças, como diabetes e hipertensão, que matam milhares de pessoas todo ano, e suas complicações”, disse.
O subsecretário geral de Saúde, Dante Lucas, e o subsecretário de Atenção Básica, Roberto Vogel, também acompanharam o Curso. A doutora em Saúde Coletiva pela Unicamp/SP e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Liane Beatriz Righ, foi a palestrante da manhã e abordou o tema "REDES". Ela falou sobre suas experiências na área de saúde coletiva.
Programação - Os profissionais que tiverem, no mínimo, 80% de assiduidade receberão certificado de 45 horas, ao final dos cinco módulos. No dia 22 de outubro, no mesmo horário, acontecerá o Módulo II - "Fazeres Matriciais" – com a representante da Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo, Rossana Baduy; Verônica Alcoforado, da UFRJ; e o diretor adjunto da Secretaria de Saúde de Campos, Renato Glória.
O Módulo III vai tratar de apoio Institucional e será ministrado no dia 5 de novembro, por Caroline Duarte e Vânia Priamo, da Fundação Estatal da Bahia (FESFSUS). Em 19 de novembro, haverá o Módulo lV, com o tema Modelos de Gestão, conduzido pela representante do Ministério da Saúde, Camila Franco, e pela representante da Secretaria Estadual de Saúde, Tatiana Clarckson.
Fechando o ciclo de palestras, o Módulo V acontecerá em 3 de dezembro, e falará sobre Modelos de Gestão e Contratualização de Indicadores de Qualidade da Atenção Básica. O coordenador da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, Fábio Luís Alves, será o palestrante.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa