Notícia no detalhe
Fórum de Saúde Mental une setores público e judiciário
O subsecretário geral de Saúde, Dante Lucas, e o subsecretário de Atenção Básica, Roberto Vogel, representaram o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, no Fórum de Saúde Mental do Norte Fluminense. A programação integrou as ações pelo Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro. O evento aconteceu nesta quinta-feira (16), na Câmara Municipal, e contou com as participações de estudantes de psicologia e serviço social, além de representantes de oito municípios do Norte Fluminense.
Organizado pela Gerência de Saúde Mental, ligada à Subsecretaria de Atenção Básica, em parceria com o Grupo de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RJ), o Fórum tratou da parceria entre os setores público e judiciário na condução dos casos relacionados à internação de pacientes dependentes de substâncias psicoativas ou com problemas psiquiátricos.
- Parabenizamos a todos que contribuem para melhorar a saúde mental da nossa região e estão buscando promover ações diferenciadas. A dependência química é o maior problema de saúde pública do mundo. Enquanto todas as pessoas não entenderem que este problema pode estar amanhã, dentro de suas casas, não vamos alcançar o objetivo, que é diminuir a quantidade de dependentes químicos e doentes mentais em nosso país. Ações conjuntas como esta visam discutir novas ações e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas – disse Dante.
O subsecretário Vogel afirmou que a Justiça e o poder público devem trabalhar juntos para melhorar as estatísticas desse setor, de forma harmoniosa. “É preciso que a intervenção do poder judiciário seja positiva. Estamos nos unindo para mudar e adequar a questão jurídica à questão da saúde, pois todos estamos imbuídos em avançar ainda mais nesta área tão delicada”, destacou.
As apoiadoras da Região Norte da Coordenação de Saúde Mental do Estado do Rio de Janeiro, Luiza Silveira e Nelly Azeredo, falaram sobre a saúde mental no estado. “Este Fórum é um dos dispositivos para a construção coletiva de caminhos para desenvolver melhor a saúde mental e trazer a Justiça para conhecer os cuidados que temos com os doentes mentais em todas as nossas unidades”, afirmou Luiza. Sara Barbosa, filha de profissional da Gerência de Saúde Mental de Campos, tocou a música “Brasileirinho”, na flauta.
As cidades de Quissamã, Macaé, Carapebus, Conceição de Macabu, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra, além de Campos, enviaram representantes. Foram discutidos temas relativos à reforma psiquiátrica, a desinstitucionalização e a internação voluntária e compulsória.
Cada município fez a apresentação da sua Rede de Atenção Psicossocial e houve ainda, roda de conversa e palestra com a promotora e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis da Comarca do Rio de Janeiro, doutora Luciana Maria Vianna Direito. A promotora e subcoordenadora do mesmo órgão, Ana Paula Baptista Villa, também participou do evento.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/05/2026 19:42:45 Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
- 25/05/2026 19:28:26 Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
- 25/05/2026 19:17:11 GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
- 25/05/2026 18:26:51 Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
- 25/05/2026 18:08:42 Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
2505 19h28Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
2505 19h17GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
2505 18h26Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
2505 18h08Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
2Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus
3Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
4Provas do concurso público da educação de Campos aplicadas neste domingo
5Inscrições online para processo seletivo da Assistência Social já estão abertas
6Concurso da Educação tem grande adesão e reforça confiança na rede pública





















