Notícia no detalhe
Pé Diabético é um dos 15 polos do Hiperdia
O Centro de Referência e Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético é um dos 15 polos do Programa de Combate a Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Hiperdia). A unidade disponibiliza de consultas e acompanhamento médico em várias especialidades. Dispõe de equipe multiprofissional composta por endocrinologistas, angiologistas, ortopedistas, cardiologistas, podólogos, nutricionista, assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem e cirurgião vascular.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, o órgão atende cerca de 150 pessoas/dia. “Os usuários de qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde) podem solicitar a ambulância, para transporte até o Pé Diabético, que fica na Rua Salvador Corrêa, no Centro, independente de ser para consulta com especialistas, previamente agenda, ou para curativos, que independem de agendamento”, explicou.
O horário de atendimento é das 8h às 17h. Jocileia Vicente, 53 anos, descobriu que tinha a doença na UBS Lagoa de Cima e foi encaminhada para o Centro. "Estou fazendo tratamento porque ainda quero viver muito. Minha mãe morreu de diabetes. O atendimento daqui é nota dez e o doutor é muito bom. Agora vou ter que usar insulina e vou pegar na Farmácia Municipal", disse.
O paciente Alcides Manoel da Silva, 59 anos, fez o diagnóstico de diabetes há 7 anos e também elogiou o serviços. "Recebi o primeiro atendimento na UBS de Farol e disseram que minha glicose estava muito alta, foi aí que comecei a me tratar no Pé-Diabético", afirmou.
Hiperdia - Segundo Doutor Chicão, o Hiperdia visa identificar precocemente os casos de pacientes hipertensos e diabéticos e reduzir a morbimortalidade associada a essas doenças. O objetivo é evitar as complicações mais frequentes, como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência renal crônica, insuficiência cardíaca, amputações de pés e pernas, cegueira definitiva, abortos e morte perinatais. O Programa realizou, nos 15 polos e em ações extramuros, cerca de 376 mil atendimentos entre janeiro de 2012 e julho de 2014.
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