Notícia no detalhe
Amai e Prefeitura trataram 67 mulheres adictas em 2013
A Associação Manoel José Barbosa, que administra a Comunidade Terapêutica para Mulheres Dependentes Químicas - Projeto Amai, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, tratou 67 mulheres adictas em 2013. Atualmente, a unidade atende 25 mulheres em dependência de substâncias psicoativas, com idades entre 18 e 55 anos.
- O objetivo é recuperar, reabilitar e ressocializar as mulheres viciadas em álcool, remédios e outras drogas ilícitas. Esta foi a primeira clínica para mulheres em dependência química implantada no estado do Rio de Janeiro - afirmou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão.
O projeto Amai funciona 24 horas, na Rua Júlio Armond, 77, Custodópolis, em Guarus. Geórgia Morethe Santana, 34 anos, está há quatro meses na clínica, e disse que muita coisa já mudou na vida dela, principalmente o resgate da autoestima e da confiança.
- Me sinto mais bonita. Passei em cinco clínicas antes e nunca consegui chegar aos quatro meses de tratamento como hoje. Para mim já é uma vitória ter chegado até aqui. Cheguei muito magra, doente, bebia muito, fumava muito e era viciada em remédios desde 15 anos. Perdi a guarda dos meus quatro filhos. Agora, quero reconquistar a confiança da minha família para viver com eles de novo - declarou a assistida.
Segundo a coordenadora técnica, Lidiane Gonçalves, elas receberam uma nova chance de viver. “Caminhamos muito a partir do momento em que firmamos o convênio com a Secretaria de Saúde. O trabalho sem o recurso da Prefeitura era muito difícil. Hoje temos uma equipe completa remunerada e com carteira assinada. Pagamos todos os funcionários com a verba do convênio, além de toda a alimentação", afirmou.
Em um ano e meio, a Secretaria pagou R$ 782 mil à Comunidade. Janilce Fonseca Pessanha Machado, 56 anos, agradeceu e parabenizou a Prefeitura pelo convênio. "Aqui, tenho esperança. É muito bom, porque não tenho acesso ao cigarro, nem à droga. Usei crack três anos, comecei com maconha. Mas eu estava fazendo minha família sofrer e eu também estava sofrendo”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/05/2026 19:42:45 Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
- 25/05/2026 19:28:26 Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
- 25/05/2026 19:17:11 GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
- 25/05/2026 18:26:51 Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
- 25/05/2026 18:08:42 Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
2505 19h28Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
2505 19h17GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
2505 18h26Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
2505 18h08Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
2Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus
3Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
4Provas do concurso público da educação de Campos aplicadas neste domingo
5Inscrições online para processo seletivo da Assistência Social já estão abertas
6Concurso da Educação tem grande adesão e reforça confiança na rede pública





















