Notícia no detalhe
FMIJ apresenta propostas em MG no Encontro Regional
Socializar as discussões travadas durante o Encontro Regional para Integração do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) é o desejo do presidente do Conselho Municipal de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA) e da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Mário Lopes.
Segundo Mário, do encontro, no qual representou Campos, foram retiradas recomendações que merecem ser repassadas a municípios das regiões Norte e Noroeste que, pela ausência de um Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), não enviaram representantes ao evento, realizado de 27 a 29 de julho em Caeté (MG).
“O evento foi muito importante e nós, da delegação de Campos, estamos estudando o agendamento de um encontro aqui no município para repassar aos técnicos toda a discussão travada em Caeté. Desejamos a participação principalmente dos municípios que ainda não possuem Creas, até porque uma das recomendações foi para que todos os municípios implantem o Suas, desafogando cidades vizinhas que acabam atendendo a eles também”, salientou Mário, que esteve no encontro regional acompanhado pela secretária-executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Derli Rodrigues, e a coordenadora do Creas, Maria José Mendonça.
De acordo com Mário, para a realização do encontro municipal ainda é preciso aguardar a elaboração pela Coordenação Nacional do documento final, em que estarão reunidas as recomendações dos cinco encontros regionais, realizados em cada uma das regiões brasileiras. Da Região Sudeste, foram tiradas propostas como a celebração de convênios entre as três esferas de Poder – Município, Estado e União, havendo a transferência de recursos através de fundos.
“As ações sócio-educativas podem ser padronizadas pelo governo federal e estadual, cabendo ao município oferecer infraestrutura. O município é sempre o executor das medidas e, com a possibilidade dele ter como oferecer isso aos que necessitam de liberdade assistida ou prestação de serviço à comunidade, temos um grande ganho, já que as medidas sócio-educativas poderão ser cumpridas por aqueles a quem forem determinadas em seus próprios territórios, sem a necessidade de que sejam afastados de seus familiares”, destacou Mário.
Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/ PR), o encontro reuniu 464 representantes dos quatro Estados da Região Sudeste, dentre eles, gestores e conselheiros estaduais e municipais dos direitos da criança e do adolescente e da assistência social. Somente do Estado do Rio, foram 109 delegados.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















