Notícia no detalhe
Olimpíada de Língua Portuguesa: Aluna de escola municipal selecionada para etapa estadual
A aluna do 7º ano, Jussara Barbosa Flor, 13 anos, da Escola Municipal Maria Antônia Pessanha Trindade, de Dores de Macabu, é uma das quatro candidatas que tiveram os textos selecionados para concorrer à etapa estadual da 4ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), “Escrevendo o futuro”. Ela concorreu pela etapa municipal na categoria memórias literárias, com o texto “Uma mulher, uma história”, orientada pelo professor José Henrique dos Santos Abreu. A fase estadual vai até o dia 10 de outubro.
Em Campos, 27 escolas inscreveram textos dos alunos, nas categorias: poema (5º e 6º anos); memórias literárias (7º e 8º anos); crônica (9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio); e artigo de opinião (2º e 3º anos do ensino médio). A coordenadora da olimpíada no município, Edda Barreto, reuniu a Comissão Julgadora Municipal para selecionar um texto de cada categoria, para a disputa estadual.
Também tiveram os textos selecionados, Ana Gabriella Santos Quintino, na categoria poema, da Escola Estadual Dr. Fhilippe Uébe; Pâmela Martins Belarmino, categoria crônica, da Escola Técnica Antônio Sarlo; e Luana Ellen Turial, categoria artigo de opinião, do Colégio Estadual Desembargador Álvaro Ferreira Pinto.
Segundo Edda, os textos que forem classificados na etapa estadual participarão da etapa regional correspondente ao seu polo. A última etapa, denominada nacional, premiará até 20 textos – até cinco por categoria. Serão premiados alunos, professores e escolas que tiverem os textos selecionados. O aluno e o professor receberão medalha, notebook e impressora. A escola será contemplada com 10 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros.
Para ela, a olimpíada, que adotou o tema “O lugar onde vivo”, este ano, valoriza a interação das crianças e dos jovens com o meio. “Para escrever, os alunos resgataram histórias, estreitaram vínculos com a comunidade e aprofundaram o conhecimento com a realidade – processos que estimulam o desenvolvimento da cidadania”, afirma.
A Olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, e tem como parceiros o Canal Futura, o Conselho Nacional de Secretários de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 10:08:54 Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
- 14/05/2025 08:22:59 Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
- 14/05/2025 08:10:43 City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
- 14/05/2025 07:50:49 Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
1405 08h22Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
1405 08h10City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
1405 07h50Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
1305 17h15Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado