Notícia no detalhe
Atividades educativas marcam a Semana Nacional do Trânsito na Walter Siqueira
Várias atividades socioeducativas pela Semana Nacional do Trânsito acontecem na Escola Municipal Professor Walter Siqueira, do Parque Julião Nogueira. Nesta segunda-feira (22), os alunos assistiram à palestra do Grupamento Ronda Escolar, da Guarda Civil Municipal, com o tema “Conscientização da criança no trânsito”. Em seguida, um grupo do 4º ano do Ensino Fundamental entregou panfletos e distribuiu 20 mudas de árvores aos motoristas que passavam pelo quarteirão próximo à escola. As mudas foram doadas pela Secretaria de Meio Ambiente.
A aluna Thaís Nascimento, 9 anos, destacou que as ações de conscientização são importantes para tornar o trânsito melhor. “Estou gostando muito de participar desta campanha. Aprendemos muito com os trabalhos desenvolvidos”, afirma.
Segundo a orientadora pedagógica da escola, Heloísa Rocha, toda a escola está mobilizada na educação do trânsito, com link na preservação do meio ambiente. “Os professores levam para a sala de aula os cuidados e respeito às leis de trânsito”, frisa.
Para a diretora, Rosemara Fiúza, além da conscientização, as atividades possibilitam aos alunos um momento diferenciado dentro da escola. “Funcionamos em período integral. Portanto, atividades como estas dão mais motivação”, diz.
Além das palestras dos guardas municipais Edmar Santana e Silvana Peixoto, a escola atua na parceria com a concessionária Autopista Fluminense, por meio do Projeto Escola Arteris. Para isso, são oferecidos materiais didáticos, como a revista do Zé Quest e o álbum seriado Educar para Humanizar o Trânsito.
Segundo a coordenadora do projeto na escola, Josilma Gomes Moço, os alunos confeccionaram placas de sinalização do trânsito e semáforos desde o início do semestre. A mobilização com os motoristas enfatizou o tema “Condutor, no trânsito somos todos pedestres. Seja consciente, dê preferência à vida e preserve o meio ambiente”, considerando a importância das árvores para redução de dióxido de carbono, resultante das emissões de gases poluentes causadas por veículos.
— A atividade realizada proporciona aos alunos uma vivência sobre a internação de valores como respeito, gentileza, solidariedade, amor e valorização à vida, entre outros, que contribuem para a criação de um ambiente favorável ao direito de ir e vir dos cidadãos no trânsito urbano — completa.
Últimas Notícias adicionadas
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município