Notícia no detalhe
Mercado Municipal completa 93 anos nesta segunda-feira
O prédio histórico do mercado municipal completa 93 anos nesta segunda-feira (15). Para celebrar a data, a Prefeitura de Campos, através das secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Codemca (Companhia de Desenvolvimento de Campos) elaboraram programação especial com início às 10h na galeria central do prédio. A data coincide com o ano de início das obras de restauração do prédio, inaugurado em 15 de setembro de 1921. Atualmente, o Mercado Municipal se prepara para uma ampla reforma no seu prédio histórico, trabalho que foi iniciado na área do shopping Michael Haddad) e que vai se estender pelas demais dependências nos próximos meses.
A reforma do histórico prédio do Mercado Municipal faz parte das obras do macro projeto de revitalização do Centro Histórico de Campos, e vai contemplar a tradicional clientela e os próprios feirantes e permissionários que utilizam os boxes na área interna do prédio, com venda de produtos populares. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e também presidente da Codemca, Wainer Teixeira, o projeto prevê obras complexas e delicadas para recuperação da estrutura e também garantir a preservação de detalhes arquitetônicos da época, como o antigo relógio e os braços de sustentação em ferro fundido.
O secretário de Agricultura, Eduardo Crespo, que administra a feira livre do Mercado Municipal, destaca que “a reforma será em boa hora, tendo em vista não só a importância do patrimônio histórico, mas também porque o local ficará mais agradável para um grande universo de pessoas que tradicionalmente vão ao mercado para comprar hortaliças e carnes, o tradicional chuvisco, pastel, cachaça, canjica, melado, goiabada, artigos religiosos e outros produtos religiosos e de fitoterápicos”, observa o secretário.
O secretário de Obras, Urbanismo, e Infraestrutura, Edilson Peixoto explica que além dos reparos necessários na alvenaria, também serão feitas intervenções específicas. “Serão feitos também reparos nas redes de esgoto, elétrica e hidráulica; no piso, vigas e na estrutura que suporta o telhado, além da substituição das telhas desgastadas pela ação do tempo. A fachada arquitetônica ficará o mais próximo possível do projeto original do prédio, inaugurado na década de 20”, informou Edilson.
O secretário destaca que o histórico prédio tem como base a arquitetura francesa, com inspiração no Mercado de Nice. O então prefeito Luiz Sobral se encantou com o prédio do mercado europeu numa viagem à França, e decidiu que Campos merecia um igual. Para isso, assim que retornou ao Brasil, contratou um escritório de engenharia de São Paulo, que foi à França e trouxe o modelo da planta.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
- 11/10/2025 11:46:15 Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
- 11/10/2025 08:32:37 Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
- 11/10/2025 08:23:22 Limpeza Pública prepara Jardim São Benedito para evento do Dia das Crianças
- 11/10/2025 08:12:19 Saúde e UFF oferecem atendimento psicológico para Agentes de Saúde
Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
1110 11h46Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
1110 08h32Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
1110 08h23Limpeza Pública prepara Jardim São Benedito para evento do Dia das Crianças
1110 08h12Saúde e UFF oferecem atendimento psicológico para Agentes de Saúde
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
4CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
5Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município