Notícia no detalhe
Mercado Municipal completa 93 anos nesta segunda-feira
O prédio histórico do mercado municipal completa 93 anos nesta segunda-feira (15). Para celebrar a data, a Prefeitura de Campos, através das secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Codemca (Companhia de Desenvolvimento de Campos) elaboraram programação especial com início às 10h na galeria central do prédio. A data coincide com o ano de início das obras de restauração do prédio, inaugurado em 15 de setembro de 1921. Atualmente, o Mercado Municipal se prepara para uma ampla reforma no seu prédio histórico, trabalho que foi iniciado na área do shopping Michael Haddad) e que vai se estender pelas demais dependências nos próximos meses.
A reforma do histórico prédio do Mercado Municipal faz parte das obras do macro projeto de revitalização do Centro Histórico de Campos, e vai contemplar a tradicional clientela e os próprios feirantes e permissionários que utilizam os boxes na área interna do prédio, com venda de produtos populares. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e também presidente da Codemca, Wainer Teixeira, o projeto prevê obras complexas e delicadas para recuperação da estrutura e também garantir a preservação de detalhes arquitetônicos da época, como o antigo relógio e os braços de sustentação em ferro fundido.
O secretário de Agricultura, Eduardo Crespo, que administra a feira livre do Mercado Municipal, destaca que “a reforma será em boa hora, tendo em vista não só a importância do patrimônio histórico, mas também porque o local ficará mais agradável para um grande universo de pessoas que tradicionalmente vão ao mercado para comprar hortaliças e carnes, o tradicional chuvisco, pastel, cachaça, canjica, melado, goiabada, artigos religiosos e outros produtos religiosos e de fitoterápicos”, observa o secretário.
O secretário de Obras, Urbanismo, e Infraestrutura, Edilson Peixoto explica que além dos reparos necessários na alvenaria, também serão feitas intervenções específicas. “Serão feitos também reparos nas redes de esgoto, elétrica e hidráulica; no piso, vigas e na estrutura que suporta o telhado, além da substituição das telhas desgastadas pela ação do tempo. A fachada arquitetônica ficará o mais próximo possível do projeto original do prédio, inaugurado na década de 20”, informou Edilson.
O secretário destaca que o histórico prédio tem como base a arquitetura francesa, com inspiração no Mercado de Nice. O então prefeito Luiz Sobral se encantou com o prédio do mercado europeu numa viagem à França, e decidiu que Campos merecia um igual. Para isso, assim que retornou ao Brasil, contratou um escritório de engenharia de São Paulo, que foi à França e trouxe o modelo da planta.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/11/2025 10:42:54 Produtores rurais têm acesso a qualificação com novas ações do CapacitAgro
- 26/11/2025 10:22:53 E.M. Pequeno Jornaleiro realiza exposição fotográfica de alunos
- 26/11/2025 10:01:20 Prefeitura abre inscrições para Feira de Natal, voltada a fazedores de cultura
- 26/11/2025 09:33:43 Inscrições para a Batalha dos Barbeiros Brasil seguem até 5 de dezembro
- 26/11/2025 08:30:13 HGG é destaque nacional em avaliação do programa Lean nas Emergências
Produtores rurais têm acesso a qualificação com novas ações do CapacitAgro
2611 10h22E.M. Pequeno Jornaleiro realiza exposição fotográfica de alunos
2611 10h01Prefeitura abre inscrições para Feira de Natal, voltada a fazedores de cultura
2611 09h33Inscrições para a Batalha dos Barbeiros Brasil seguem até 5 de dezembro
2611 08h30HGG é destaque nacional em avaliação do programa Lean nas Emergências
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















