Notícia no detalhe
Prefeitura apresenta anteprojeto do Terminal Pesqueiro elaborado pela UFF
A Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Pesca e Aquicultura, em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, apresentou o anteprojeto do Terminal Pesqueiro Público com itens de alta tecnologia e sustentabilidade, como produção de energia solar, que será instalado no Terminal Pesqueiro e contemplará pescadores de Campos e de Quissamã, que atuam, respectivamente, no Farol de São Tomé e em Barra do Furado. O anteprojeto recebeu propostas de alterações, que foram acatadas.
As instalações constam de frigorífico com capacidade de produzir e armazenar 24 toneladas/ dia de gelo que, ao ser comprada, é levada até o barco no cais por meio mecânico (esteira sem fim); o desembarque do peixe será feito de forma rápida, de quatro barcos simultaneamente, com media de 10 minutos por barco; consta de posto de abastecimento; 12 lojas para peixes in natura e processados; área de classificação o pescado dimensionado para 12 inspecionadores; sala para o SIF (Serviço de Inspeção Federal), que agrega valor ao produto; núcleo administrativo; banheiros; e praça de alimentação com restaurantes e quatro quiosques para incrementar o turismo.
O anteprojeto, que está sendo elaborado pela UFF (Universidade Federal Fluminense), foi apresentado pelo engenheiro Orlando Celso Longo e pelo arquiteto Tupiassi Teixeira Vital, ambos com vasta experiência em projetos de infraestrutura para a atividade pesqueira no Brasil.
O secretário de Pesca e Aquicultura de Campos, Carlos Henrique Souza, informou que a reunião, que teve a participação do Grupo de Trabalho do Plano Básico Ambiental do Complexo Logístico e Industrial Farol /Barra do Furado; do presidente da Colônia de Pesca Z-19 Rodolfo Oliveira; o vice-presidente do Fundecam, Orlando Portugal; e pescadores, teve por objetivo apresentar o projeto conceitual e ouvir sugestões para aprimoramento, conforme as necessidades dos pescadores e de todos os demais agentes da cadeia produtiva da pesca, como as marisqueiras.
Na apresentação, Orlando Longo e Tupiassi apresentaram detalhadamente a planta da construção que ficará às margens do Canal do Pacheco, numa área de 154 mil metros quadrados.
Participaram ainda da reunião o subsecretario de Obras, César Romero Braga, e gestores das 14 secretarias que integram o Grupo de Trabalho do PBA (Plano Básico Ambiental)do Complexo Logístico e Industrial Farol / Barra do Furado. Participaram também representantes da secretaria de Desenvolvimento, Gabinete, PCE, Emhab, Procuradoria e Meio Ambiente.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
- 06/05/2025 15:40:11 Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
0605 17h17Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
0605 15h40Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento