Notícia no detalhe
Palhaço anima café dos idosos no Cras Esplanada
A Secretaria da Família e Assistência Social continua com ações diversificadas nos 12 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) pelo Mês do Idoso. De palestras sobre saúde e direitos dos que têm 60 anos de idade ou mais, a cafés da manhã dançantes, passeios e animação cultural, há todo tipo de homenagem para destacar a importância da participação dos idosos na sociedade.
Animador cultural há 15 anos, Carlos Henrique Genásio virou o Palhaço Tampinha nesta terça-feira (9), para voluntariamente animar o café da manhã dos idosos no Cras do Esplanada. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da unidade conta com 25 pessoas da terceira idade, que, conforme a orientadora social do grupo, Maria Ângela Barbosa, não perdem um encontro.
- Em nossas reuniões, falamos sobre direitos dos idosos, trabalhamos a autoestima, as formas de fortalecer o vínculo e participação do idoso na família, a produtividade deles através de oficinas de artesanato. Coisas simples podem fazer a diferença, como atualizar essas pessoas com a tecnologia. Um exemplo é como eles descobriram as facilidades do uso de um celular, a praticidade de se comunicar por mensagens. Todos querem estar bem informados – destacou a orientadora.
Elzete, 61 anos, e Lizete Costa, 73 anos, são irmãs e moram próximas uma da outra, no Esplanada. Elas fazem questão de participar de todas as ações, juntas.
- Esta convivência com outras pessoas de nossa geração e de outras idades, é muito boa, mexe com a mente da gente, nos deixando mais alegres e fazendo a gente esquecer um pouco os problemas - disse a irmã mais nova.
Outra usuária que se divertiu com os truques de Tampinha foi Célia Aguiar, 66 anos. “No circo, sempre gostei mais dos palhaços”, contou.
Diminuir a distância entre a população e a instituição da Guarda Municipal é um dos objetivos do comandante Wellington Levino, que participou a ação no Cras. “Sou do bairro, minha sogra participa do grupo do Cras e acho importante acompanhar de perto estas atividades e homenagens, porque a tendência natural é que todos sejamos idosos um dia e, como todos somos munícipes, cidadãos, é muito boa esta interação”, destacou.
Mais ações – Nesta terça-feira, teve roda de conversa, reunião entre grupos de idosos de diferentes Cras e mais homenagens aos idosos nos Cras Goitacazes, Penha, Chatuba e Custodópolis. A programação continua nesta quarta-feira (10), com passeio ecológico e manhã de beleza, entre outras ações.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/05/2025 14:44:30 Espaço da Oportunidade com 273 vagas de emprego nesta segunda-feira
- 12/05/2025 14:29:11 Taxista recebe o primeiro veículo financiado pelo FundeTáxi
- 12/05/2025 13:53:58 Qualificação e Emprego oferece curso gratuito de Operador de Máquinas Pesadas
- 12/05/2025 13:48:13 Panfletagem reforça combate ao abuso e exploração sexual de criança e adolescente
- 12/05/2025 10:24:27 Cirurgia da “língua presa” já beneficiou mais de 1.200 bebês em quatro anos
Espaço da Oportunidade com 273 vagas de emprego nesta segunda-feira
1205 14h29Taxista recebe o primeiro veículo financiado pelo FundeTáxi
1205 13h53Qualificação e Emprego oferece curso gratuito de Operador de Máquinas Pesadas
1205 13h48Panfletagem reforça combate ao abuso e exploração sexual de criança e adolescente
1205 10h24Cirurgia da “língua presa” já beneficiou mais de 1.200 bebês em quatro anos
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore
6Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto