Notícia no detalhe
Orientação na praça integra luta contra hepatites virais
A Secretaria Municipal de Saúde realizou ação, nesta quarta-feira (28), na Praça São Salvador, no Centro, para lembrar o Dia Mundial da Luta contra Hepatites Virais. O Programa Municipal DST/ Aids/ Hepatites Virais montou tenda em frente à Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador e desenvolveu trabalho sócio-educativo, com distribuição de cerca de 10 mil panfletos informativos. A ação acontece durante todo o dia.
Profissionais do programa orientam sobre as fontes e formas de transmissão das hepatites virais, com foco nas hepatites B e C. “As pessoas precisam saber se são portadoras do vírus antes que os sintomas se manifestem. Nossa preocupação é com o agravo da doença, que pode ocasionar uma cirrose ou um câncer”, disse a coordenadora do Programa, Ana Tereza Sá Cesário.
O cadeirante, Joaquim Teófilo, disse que a campanha é boa e deve ser desenvolvida, não só no Centro da cidade, como também nos bairros. "É muito importante e deve ser levada até mesmo às escolas", afirmou.
A equipe distribuiu 24 mil preservativos e divulgou endereço do programa, onde também funciona o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na rua conselheiro Otaviano, 247, Centro. A coordenadora afirmou que a partir de agosto, o CTA começará a funcionar também no turno da noite, “com isso o usuário não precisará pedir dispensa do serviço, podendo manter-se no anonimato”, como justificou Ana Tereza, ao divulgar o número do Disque-informação - 08000 22 40 30.
Ainda lembrando a data, o programa realiza o I Seminário de Atualização em Hepatites Virais, nesta quinta-feira (29), das 8h às 17h, no auditório Cristina Bastos, localizado no Instituto Federal Fluminense (IFF), Campus Centro. O objetivo do encontro é multiplicar as informações e padronizar os procedimentos sobre o tema. Na primeira parte do evento destinada a médicos, as médicas da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), Lara Vianna e Clarice Gdslevici, vão ministrar palestra sobre “Protocolo de Diagnóstico” e “Tratamento de Hepatites B e C”.
Para coordenar a mesa, Afonso Celso Souza Faria, gastroenterologista, foi convidado. ? tarde a programação também será aberta para gestores de educação, com o superintendente de Saúde Coletiva da cidade, Charbell Kury, falando sobre “A importância da solicitação de exames de sorologia para Hepatites Virais pela Rede Básica de Saúde”.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda