Notícia no detalhe
Procon participa da 2ª Semana Brasil Consumo Seguro e Saúde
A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Campos), representada pelo diretor de educação e pesquisas, Paulo Martins, participou da 2ª Semana Brasil de Consumo, Seguro e Saúde, que foi realizada em Brasília. Foi destaque no evento, o 3º Seminário Internacional Consumo, Seguro e Saúde, que contou com presenças de diversas autoridades internacionais, do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; do Ministro junto a OEA, Breno Costa; da secretária da Senacon, Juliana Pereira; do professor Ricardo Morishita e de Nelson Néry Júnior.
Durante a semana foram debatidos os vários casos de acidentes de consumo, que causaram grande comoção à sociedade brasileira. A secretária Juliana Pereira destacou o trabalho em conjunto, realizado pelos membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e os órgãos fiscalizadores, como a Anvisa e o Inmetro. Foi apresentado um guia de orientações, que será disponibilizado em breve à sociedade.
O guia trata dos seguintes temas: Orientar e esclarecer o mercado sobre regras e procedimentos para realização de recall; Ampliar a efetividade e a qualidade das campanhas de recall; Incentivas as boas práticas para segurança dos produtos e serviços; e Prevenir a ocorrência de acidentes de consumo.
A secretária da Senacon, Juliana Pereira, informou ainda sobre as medidas legais adotadas nos últimos anos, para prevenir esses acidentes, destacando as portarias 487, de 15 de março de 2012 e 3.082, de 25 de setembro de 2013, que cuidam da informação sobre segurança nos estabelecimentos de cultura, lazer e entretenimento. Além disso, foi criado em parceria om o Ministério da Saúde, por força de lei, o Sistema de Informações de Acidentes de Consumo (SIAC), que integrará todas as informações sobre esses acidentes em nível nacional.
Em novembro a Rede de Consumo, Seguro e Saúde estará novamente reunida em Brasília, para finalizar os estudos e adotar novas medidas administrativas, voltadas a acabar de vez com esses tipos de acidentes, com trabalho constante em educação e repressão.
De acordo com a secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares, o órgão municipal de defesa do consumidor está apto ao trabalho e disposto a adotar medidas firmes para reprimir e punir os infratores. “Não devemos nos descuidar quando tratamos da saúde e da segurança de nossos cidadãos. Vamos continuar com nosso trabalho educativo, mas, também iremos autuar os fornecedores que não se adequarem às novas normas”, destaca Rosangela.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
- 17/09/2025 17:09:10 Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
- 17/09/2025 16:59:36 Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
- 17/09/2025 16:47:04 Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
- 17/09/2025 16:35:55 Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
1709 17h09Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
1709 16h59Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
1709 16h47Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
1709 16h35Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles