Notícia no detalhe
Procon participa da 2ª Semana Brasil Consumo Seguro e Saúde
A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Campos), representada pelo diretor de educação e pesquisas, Paulo Martins, participou da 2ª Semana Brasil de Consumo, Seguro e Saúde, que foi realizada em Brasília. Foi destaque no evento, o 3º Seminário Internacional Consumo, Seguro e Saúde, que contou com presenças de diversas autoridades internacionais, do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; do Ministro junto a OEA, Breno Costa; da secretária da Senacon, Juliana Pereira; do professor Ricardo Morishita e de Nelson Néry Júnior.
Durante a semana foram debatidos os vários casos de acidentes de consumo, que causaram grande comoção à sociedade brasileira. A secretária Juliana Pereira destacou o trabalho em conjunto, realizado pelos membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e os órgãos fiscalizadores, como a Anvisa e o Inmetro. Foi apresentado um guia de orientações, que será disponibilizado em breve à sociedade.
O guia trata dos seguintes temas: Orientar e esclarecer o mercado sobre regras e procedimentos para realização de recall; Ampliar a efetividade e a qualidade das campanhas de recall; Incentivas as boas práticas para segurança dos produtos e serviços; e Prevenir a ocorrência de acidentes de consumo.
A secretária da Senacon, Juliana Pereira, informou ainda sobre as medidas legais adotadas nos últimos anos, para prevenir esses acidentes, destacando as portarias 487, de 15 de março de 2012 e 3.082, de 25 de setembro de 2013, que cuidam da informação sobre segurança nos estabelecimentos de cultura, lazer e entretenimento. Além disso, foi criado em parceria om o Ministério da Saúde, por força de lei, o Sistema de Informações de Acidentes de Consumo (SIAC), que integrará todas as informações sobre esses acidentes em nível nacional.
Em novembro a Rede de Consumo, Seguro e Saúde estará novamente reunida em Brasília, para finalizar os estudos e adotar novas medidas administrativas, voltadas a acabar de vez com esses tipos de acidentes, com trabalho constante em educação e repressão.
De acordo com a secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares, o órgão municipal de defesa do consumidor está apto ao trabalho e disposto a adotar medidas firmes para reprimir e punir os infratores. “Não devemos nos descuidar quando tratamos da saúde e da segurança de nossos cidadãos. Vamos continuar com nosso trabalho educativo, mas, também iremos autuar os fornecedores que não se adequarem às novas normas”, destaca Rosangela.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 11:33:04 Encontro sobre ética vai reunir dezenas de profissionais em escola de Guarus
- 14/05/2025 10:08:54 Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
- 14/05/2025 08:22:59 Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
- 14/05/2025 08:10:43 City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
- 14/05/2025 07:50:49 Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
Encontro sobre ética vai reunir dezenas de profissionais em escola de Guarus
1405 10h08Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
1405 08h22Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
1405 08h10City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
1405 07h50Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado