Notícia no detalhe
Padaria Escola forma novos profissionais e contribui na geração de renda
De 2009 a 2013, mais de 230 pessoas concluíram o curso da Padaria Escola da Secretaria da Família e Assistência Social de Campos. São pessoas que buscam uma opção de atividade para geração de renda ou de aprimoramento para aumentar as chances de inclusão no mercado de trabalho. Alguns conseguem montar o seu próprio negócio, como é o caso de Joana Fonseca Chagas, 30 anos. Desempregada, ela iniciou o curso em janeiro deste ano e, em abril, resolveu iniciar a produção de biscoitos em casa. No primeiro dia deste mês, Joana recebeu o alvará definitivo e agora é empresária, dona da “Biscoitos Caseiros Mariana”.
- Tinha uma noção de bolos, mas descobri que levava jeito e gostava mesmo de fazer biscoitos. Aí, fiz a massa em casa e modelei alguns biscoitos, vendendo pra amigos e vizinhos daqui, de Donana. Decidi investir nisso: fazer biscoitos diferentes, que, além de gostosos, são bonitos, decorados. Comecei a oferecer em supermercados e a produzir, sob encomenda, para festas de aniversários, batizados, chás de bebês. Consegui logo o alvará provisório para produzir e, agora, meu negócio está totalmente legalizado – conta a jovem mãe, que usou o nome da filha, Mariana, de 7 anos, na empresa.
A aluna da Padaria Escola resolveu apostar na produção de biscoitos caseiros. “E deu tudo tão certo, que meu marido, Bruno, passou a me ajudar dois dias por semana e aos sábados e domingos. Forneço para dois supermercados e tenho outros solicitando os produtos e ainda sou responsável pelo café da manhã da Câmara Municipal, um dia na semana. Para quem tinha perdido o emprego, consegui uma saída muito mais rentável. Moro com minha mãe e, por enquanto, ainda uso a cozinha dela, que é maior, para fazer os biscoitos”, destacou.
Joana mostrou com orgulho as fotos que pretende postar na recém criada página da Biscoitos Caseiros Mariana, no Facebook. “Já fizemos biscoitos da Peppa Pig, Mickey Mouse, de anjinhos para batizados, de diferentes modelos e com coberturas e sabores diversos. Comprei masseira, balança, seladora, máquina de decorar e, como decidi investir na minha nova atividade, comprei outro forno, maior e mais potente. Estou muito satisfeita com o retorno que venho tendo”, concluiu Joana, que é bióloga e trabalha em um laboratório.
Padaria Escola – O secretário Geraldo Venâncio explica que a Padaria Escola faz parte do Programa Inclusão Produtiva e Economia Solidária, funcionando no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Jardim Carioca. “O aluno sai do curso capacitado para iniciar um negócio de baixo investimento, como uma lanchonete ou pequena padaria; para ser contratado por panificações e confeitarias, ou mesmo produzir e comercializar os produtos de panificação. Temos vários casos de sucesso, de pessoas que comercializam seus produtos, outros que estão empregados com carteira assinada e outros que abriram seu próprio negócio, como a Joana”, declara o secretário.
A coordenadora da Padaria Escola, Maria Marta, diz que o curso de panificação que é divido em dois módulos e conta com instrutores experientes e equipamentos profissionais, iguais aos que os alunos irão encontrar no mercado de trabalho. A Prefeitura fornece todo o material, inclusive as apostilas para o curso. “O aluno aprende a produzir pães, biscoitos, bolos, salgados, pizzas, doces como quindim, queijadinha, tortas e bolos. Em 2009, formamos 40 pessoas; em 2010 mais 45; 2011 foram 40 e, em 2012, 59. Ano passado, dos 107 alunos encaminhados pelos Cras, 46 concluíram o curso, fazendo todos os módulos e, este ano, temos 113 participando das aulas”.
Últimas Notícias adicionadas
- 04/11/2025 17:08:54 Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
- 04/11/2025 16:44:36 Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
- 04/11/2025 15:44:13 Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
- 04/11/2025 15:07:55 Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
- 04/11/2025 13:07:42 Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
0411 16h44Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
0411 15h44Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
0411 15h07Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
0411 13h07Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















