Notícia no detalhe
Empreendedorismo no programa Eco Horta Comunitária
“Minha expectativa é expandir minhas vendas e aumentar meu lucro”. A declaração é do horticultor, Alfo Ribeiro de Azevedo, cuidador de uma horta no Parque Esplanada, durante a edição do Projeto Café com Prosa, realizado na secretaria municipal de Agricultura com o tema, Empreendedorismo nas Eco Hortas Comunitárias.
- Foi um encontro muito proveitoso. Todos tiveram espaço para falar de suas experiências. Ouvimos relatos de horticultores que escoam sua produção para supermercados e chegam a faturar cerca de mil reais/mês. Nossos técnicos e estagiários da Uenf falaram sobre como agregar valor aos produtos e aumentar a renda dos horticultores - explicou o secretário, Eduardo Crespo.
Ressaltando o apoio recebido através da secretaria, Edvaldo Correia da Silva, cuidador de uma horta no Centro, lembrou que hoje a maior parte de sua renda ele tira da horta. “Trabalho com garra e vontade, pois tenho apoio com mudas e materiais, além do acompanhamento, dados pela secretaria. Se dependesse somente da aposentadoria, não conseguiria viver. A horta completa minha renda”, disse o horticultor.
- Das 123 hortas que temos atualmente, nós identificamos 20 que já comercializam toda a produção. Queremos pegar esse grupo e fazer um trabalho piloto em conjunto com a Uenf. Será um serviço de pós colheita orientando os processos de limpeza, lavagem, identificação e padronização, visando o mercado - explicou o secretário, Eduardo Crespo.
O encontro promove um bate papo informal com a troca de experiências entre os presentes, o que para o secretário é fundamental para gerar a profissionalização dos produtores. “Com essa profissionalização agregamos valor aos produtos e divulgamos este material, totalmente ecológico e livre de agrotóxico. Vamos incentivar a todos através deste grupo”, concluiu Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/03/2026 18:07:34 Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
- 11/03/2026 17:20:52 Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
- 11/03/2026 16:55:52 Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
- 11/03/2026 15:53:48 Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
- 11/03/2026 14:37:30 Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
1103 17h20Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
1103 16h55Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
1103 15h53Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
1103 14h37Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
5Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
6Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro




















