Notícia no detalhe
“Crack, é possível vencer”: termina capacitação de guardas municipais
Com uma aula prática sobre como lidar com os usuários de drogas de forma humanizada, os 43 guardas civis municipais e três policiais militares que participam do curso de qualificação do Programa Crack, é possível vencer, enceraram o terceiro módulo nesta sexta-feira (29). Esta foi a última aula do curso, que durou um mês. A formatura dos participantes acontece nesta sexta-feira (29), às 18h, no auditório da sede da Prefeitura.
O terceiro módulo foi ministrado pelo Batalhão da Polícia de Choque. Os alunos puderam aprender sobre técnicas de imobilização, uso diferenciado da força, postura e presença policial, tecnologia não letal e direitos humanos. A última aula foi prática e aconteceu no antigo galpão da Ceasa, em Guarus. Os alunos estão preparados também para utilizar a taser, arma não letal.
Segundo um dos participantes do curso, o guarda municipal Fábio Neto, foi possível acompanhar durante os três módulos de curso, a visão que é preciso ter de um usuário de drogas, como alguém que precisa de cuidados especiais. “O problema das drogas é um fato social, onde envolve a governabilidade, famílias e segurança pública. O importante é unificar estas esferas para o enfrentamento do fato” pontua Fábio.
O terceiro sargento Marco Braga acrescenta que os usuários de drogas passam a ser um problema saúde pública, onde passam a não responder por si e a frequentar locais sem saneamento adequado. “Há também, a geração de medo na população, quando estas pessoas ainda frequentam locais públicos, geralmente oferecendo algum risco”, destacou.
O coordenador do curso, sargento Adriano Rodrigues, destaca que é necessário saber abordar os usuários. “A abordagem deve ser realizada com verbalização de forma humanizada e sempre buscando levar o usuário para um local onde possa se recuperar do possível estado crítico”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















