Notícia no detalhe
4ª Gincana “Conversa Literal Papo Reto” começa em setembro
Os dias e horários para as disputas na 4ª edição da gincana “Conversa Literal Papo Reto” foram sorteados nesta quinta-feira (28) durante reunião com os animadores culturais na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). A gincana é composta por três fases e terá como tema central o personagem Carlitos, interpretado no cinema mudo por Charlie Chaplin. Os alunos já devem começar os estudos para responder questões sobre Carlitos dias 24, 25 e 26 de setembro.
De acordo com a gerente de Animação Cultural da Smece, Eliana Carneiro, 10 escolas – 9 municipais e uma estadual – se enfrentam de duas em duas nesta primeira etapa, sendo eliminadas quatro. As competições acontecem dentro das unidades escolares.
Já na segunda etapa, com as seis escolas classificadas, os alunos terão de responder perguntas sobre um determinado filme de Chaplin, eliminando, mais uma vez, quatro escolas. As disputas acontecem nos dias 29 e 30 de outubro.
As duas escolas finalíssimas seguem na incumbência de montar uma trama – teatro, filme ou vídeo sobre Carlitos. A apresentação está marcada para o dia 19 de novembro, prevista para acontecer no Teatro de Bolso.
— A gincana é uma ótima oportunidade para que os alunos vejam diferentes conhecimentos na parte literária. Agora, trabalharemos o cinema mudo que não é mais visto. A partir daí, estimulamos os alunos a pensar em poesia, escrever livros e até seguir o teatro de uma forma profissional — aponta.
Confira abaixo as escolas participantes:
1ª Etapa: 24/09 - 9h E.M. Prisco de Almeida x CIEP Francisco Portela - Local: Auditório CIEP Francisco Portela;
24/09 - 14h E.M. Santa Maria x CEJOPA (Estado) - Local: Auditório CEJOPA (Estado);
25/09 - 9h E.M. Farol de São Tomé x E.M. Santa Terezinha - Local: Auditório E.M. Farol de São Tomé;
25/09 - 14h E.M. Profª Sebastiana x CIEP Arnaldo Viana - Local: Auditório CIEP Arnaldo Viana;
26/09 - 9h E.M. Francisco de Assis x E.M. Ferroviário - Local: Auditório E.M. Francisco de Assis.
2ª Etapa: 29/10 - Manhã e Tarde - Local a decidir
30/10 - Manhã e Tarde - Local a decidir
3ª Etapa: 19/11 - Manhã - Teatro de Bolso (esperando resposta do teatro)
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda