Notícia no detalhe
4ª Gincana “Conversa Literal Papo Reto” começa em setembro
Os dias e horários para as disputas na 4ª edição da gincana “Conversa Literal Papo Reto” foram sorteados nesta quinta-feira (28) durante reunião com os animadores culturais na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). A gincana é composta por três fases e terá como tema central o personagem Carlitos, interpretado no cinema mudo por Charlie Chaplin. Os alunos já devem começar os estudos para responder questões sobre Carlitos dias 24, 25 e 26 de setembro.
De acordo com a gerente de Animação Cultural da Smece, Eliana Carneiro, 10 escolas – 9 municipais e uma estadual – se enfrentam de duas em duas nesta primeira etapa, sendo eliminadas quatro. As competições acontecem dentro das unidades escolares.
Já na segunda etapa, com as seis escolas classificadas, os alunos terão de responder perguntas sobre um determinado filme de Chaplin, eliminando, mais uma vez, quatro escolas. As disputas acontecem nos dias 29 e 30 de outubro.
As duas escolas finalíssimas seguem na incumbência de montar uma trama – teatro, filme ou vídeo sobre Carlitos. A apresentação está marcada para o dia 19 de novembro, prevista para acontecer no Teatro de Bolso.
— A gincana é uma ótima oportunidade para que os alunos vejam diferentes conhecimentos na parte literária. Agora, trabalharemos o cinema mudo que não é mais visto. A partir daí, estimulamos os alunos a pensar em poesia, escrever livros e até seguir o teatro de uma forma profissional — aponta.
Confira abaixo as escolas participantes:
1ª Etapa: 24/09 - 9h E.M. Prisco de Almeida x CIEP Francisco Portela - Local: Auditório CIEP Francisco Portela;
24/09 - 14h E.M. Santa Maria x CEJOPA (Estado) - Local: Auditório CEJOPA (Estado);
25/09 - 9h E.M. Farol de São Tomé x E.M. Santa Terezinha - Local: Auditório E.M. Farol de São Tomé;
25/09 - 14h E.M. Profª Sebastiana x CIEP Arnaldo Viana - Local: Auditório CIEP Arnaldo Viana;
26/09 - 9h E.M. Francisco de Assis x E.M. Ferroviário - Local: Auditório E.M. Francisco de Assis.
2ª Etapa: 29/10 - Manhã e Tarde - Local a decidir
30/10 - Manhã e Tarde - Local a decidir
3ª Etapa: 19/11 - Manhã - Teatro de Bolso (esperando resposta do teatro)
Últimas Notícias adicionadas
- 28/03/2026 16:02:33 PU Central: após 60 anos, antigo SAMDU ganha nova estrutura e amplia atendimento
- 28/03/2026 15:38:26 Profissionais e comunidade agradecem ampliação e reforma da Escola Alva Doralice
- 28/03/2026 14:24:27 Prefeito Wladimir Garotinho prestigia Dia D de Mobilização contra a Gripe
- 28/03/2026 11:42:17 Tuberculose: Saúde promove capacitação para profissionais que atuam no CDIP
- 28/03/2026 10:03:56 Posto de Urgência de Morro do Coco é inaugurado e amplia atendimento 24h na região
PU Central: após 60 anos, antigo SAMDU ganha nova estrutura e amplia atendimento
2803 15h38Profissionais e comunidade agradecem ampliação e reforma da Escola Alva Doralice
2803 14h24Prefeito Wladimir Garotinho prestigia Dia D de Mobilização contra a Gripe
2803 11h42Tuberculose: Saúde promove capacitação para profissionais que atuam no CDIP
2803 10h03Posto de Urgência de Morro do Coco é inaugurado e amplia atendimento 24h na região
Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
2CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
3Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
4Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar
5Prefeitura antecipa pagamento dos servidores em comemoração ao aniversário de Campos
6Dia D de Mobilização abre campanha de vacinação contra gripe sábado em Campos




















